Croquete de bacalhau (pode ser frito ou feito no forno)
Vocês podem achar o contrário, mas sou bem iniciante na arte culinária. Não domino técnicas nem tenho um repertório muito amplo de receitas. Mando bem na comidinha do dia a dia e o resto é na base da curiosidade, da invencionice e da tentativa e erro — às vezes dá certo e muitas outras servem de aprendizado.
Foi assim que surgiram esses croquetes de bacalhau. Aproveitei uma promoção do peixe no supermercado e vim para casa pensando em um delicioso bolinho. Nunca tinha feito nem visto ninguém preparar, não tinha uma receita testada, mas encontrei uma em um folheto de propaganda de bacalhau e resolvi testar com algumas alterações. Como não acertei no formato de jeito nenhum, acabei fazendo croquetes. E, para conseguir assá-los, passei pela farinha de rosca.
O objetivo inicial não foi atingido, mas ficou tão bom que valeu a pena! É uma ótima dica para um happy hour com os amigos ou então para acompanhar a refeição. 🙂
Croquete de bacalhau (pode ser frito ou feito no forno)
200g. de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
250g. a 300g. de batata cozida e amassada
2 dentes de alho bem picadinhos
1 ovo
1/4 xícara de farinha de rosca
Azeite, sal e pimenta-do-reino a vontade
Se o bacalhau estiver salgado, lave-o bem em água corrente e coloque de molho em água limpa na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte troque a água mais umas 3 a 4 vezes a cada 2 horas para dessalgar, mantendo sempre na geladeira.
Para cozinhar o bacalhau, mergulhe-o em água e deixe ferver até que comece a desfiar. Depois, é só ir puxando os pedaços com as mãos ou com garfos para desfiá-lo.
Para a batata, coloque-as em uma panela, cubra com água e leve ao fogo. Depois que a água ferver, conte mais ou menos 15 minutos, ou até que fiquem bem macia. Escorra-as, retire a casca e amasse-as com um garfo ou com espremedor de batatas.
Em uma panela grande, aqueça um fio generoso de azeite e coloque o alho para refogar, sem deixar que doure. Acrescente o bacalhau e refogue-o também.
Coloque em uma tigela e espere esfriar um pouco. Aproveite para retirar todas as espinhas que possam ter ficado. Depois, junte a batata, misture bem para integrar tudo e tempere com sal (prove para não exagerar) e pimenta do reino.
Coloque a farinha de rosca em um prato ou refratário e o ovo em outro. Bata o ovo levemente para misturar a gema à clara.
Forme os croquetes, passe-os pelo ovo e empane com a farinha de rosca. Eu coloquei em uma assadeira sem untar mesmo e levei ao forno por 20 minutos, virando-os na metade do tempo. Se preferir, frite-os em óleo bem quente.
Esta quantidade rendeu 12 croquetes. Sirva com um bom molho de pimenta.
wilson
6 de maio de 2017 em 14:56
Todos os fins de semana eu costumo visitar este site, para escolher o qeu desejo para comer com prazer, como este este croquete. Este site realmente possue material de muito boa qualidade.
Luciana Carpinelli
7 de maio de 2017 em 1:46
Obrigada, Wilson. Agradeço pelas palavras.
E volte sempre! 🙂
Roberto Sotigh
16 de janeiro de 2018 em 7:54
muito bom. ficou otimo.
Tessa
26 de janeiro de 2018 em 12:10
Muito bom goseti muito e irei testar a dica, obrigada.
Daniel Abramovich
2 de março de 2018 em 4:40
Muito bom, vou testar.