Filé de peixe com queijo e manjericão sobre tomatinhos assados
Peixes são, cada vez mais, a minha primeira escolha quando se trata de proteínas animais. Talvez por não gostar muito da carne vermelha, já comi tanto frango que ando em um relacionamento complicado com ele. Aí me sobram os frutos do mar, ou então as proteínas animais.
Desta vez, um suculento filé de robalo ganhou como complementos uns tomatinhos assados com alho, um pouco de queijo Palmyra ralado e folhas de manjericão rasgadas. É aquela velha história de dar uma carinha diferente a um prato para o dia a dia.
Para acompanhar, basta um arroz branco ou integral ou então, acrescente batatinhas na assadeira antes de levá-la ao forno. Com uma boa salada de folhas, a refeição está resolvida.
1 filé de peixe (usei um de robalo cortado ao meio)
100g. de tomatinhos
2 dentes de alho
+/- 3 colheres de sopa de queijo ralado (usei do Palmyra tipo Reino)
Folhas de manjericão rasgadas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Em uma assadeira pequena, distribua os tomatinhos cortados ao meio e intercale os dentes de alho rusticamente picados. Regue com azeite e tempere com sal e pimenta do reino.
Por cima dos tomatinhos, coloque o filé de peixe. Espalhe um punhadinho de queijo ralado (o objetivo não é cobrí-los, mas temperá-los com o queijo, dar um sabor especial).
Salpique um pouquinho mais de sal e pimenta do reino e finalize com o manjericão rasgado. Leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 20 minutos ou até que o peixe esteja cozido e o queijo bem derretido.
Sirva em seguida com um arroz simples. Se preferir, você pode colocar batatinhas ou batatas maiores cortadas em cubos para cozinhar com os tomatinhos na base da assadeira. Esta quantidade serve bem uma pessoa.
Amanda Fernandes
9 de outubro de 2014 em 19:00
Hummmm que delícia Lu!!!
Sabe que eu também passo por essas de comer por tanto tempo algo que depois fico mal relacionada com ele. rs
Raquel
16 de outubro de 2014 em 20:18
Dá pra fazer com surubim?
Luciana C.
16 de outubro de 2014 em 21:09
Raquel, dá para fazer com qualquer peixe cortado em filé. 🙂
Pingback
31 de outubro de 2014 em 10:03
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/10/31/top-10-as-receitas-mais-acessadas-de-outubro2014/