Quibe de lentilha
Recentemente descobri o quibe como uma opção super versátil para o jantar vegetariano do dia-a-dia. É quase como um risoto, dá pra colocar uma infinidade de recheios e ir criando e adaptando ao seu gosto. Tive a ideia de fazer um de lentilha esses dias e daí fui atrás de uma receita como base, e encontrei a do Cantinho Vegetariano.
Adaptei aos temperos que tinha em casa e o resultado ficou ótimo! Você pode servir com acompanhamentos tradicionais, como arroz, legumes, verduras, ou até deixar quadradinhos congelados já prontos no freezer e comer como um aperitivo. Só colocar um molho de gergelim ao lado e já vira um ótimo petisco. Dessa vez, servi acompanhado de arroz integral com brocólis e cebolas caramelizadas. Hum, já deu vontade de comer de novo!
Quibe de lentilha
1 xícara de lentilha
1 xícara de trigo para quibe
1/2 cebola grande picada
1 dentes de alho picados
1/2 tomate picado em cubos
1 folha de louro
Temperos a vontade: cominho, mostarda dijon, hortelã fresco, tahine
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Eu gosto de deixar a lentilha de molho por pelo menos 6 horas antes de cozinhar. Além de cozinhar mais rápido, também diminuímos a presença do fitato nos grãos. O fitato impede que nosso corpo absorva os nutrientes dos alimentos, por isso é muito importante jogar a água que ficou de molho fora, e cozinhar com uma nova.
Para cozinhar a lentilha, temperei com um pouco de sal e coloquei uma folha de louro na água. Enquanto isso, também coloquei o trigo em uma tigela grande e adicionei 1 xícara de água morna para hidratar. Cubra com um prato e deixe descansando.
Doure a cebola e o alho picados em uma frigideira com um pouco de azeite.
Quando a lentilha estiver cozida, coloque 2/3 no processador com os outros ingredientes: tomates picados, cebola e alho dourados, e os temperos: cominho, mostarda dijon, hortelã e tahine. Bata por 15 segundos, não precisa ficar muito líquido.
Transfira para uma forma anti-aderente ou refratário (14 cm.) adicionando o trigo e o restante da lentilha. Misture tudo e experimente um pouquinho para acertar o tempero.
Coloque no forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos. Se quiser sirva com cebolas caramelizadas por cima e bom apetite! Um arroz com brócolis complementa super bem.
Esta quantidade rende 2 porções. Mas se preferir, faça o dobro, corte porções individuais e congele-as por até 2 meses.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.