Dadinhos de tapioca com queijo coalho
Desde que comecei a prestar mais atenção nesse mundo gastronômico, ouço falar muito do chef Rodrigo Oliveira e seus maravilhosos pratos e cardápios. Ainda não tive a oportunidade de conhecer seu restaurante, mas no II Encontro Gourmet pude assistir a uma aula com ele e me encantei com a paixão que ele demonstra ao cozinhar — com certeza isso influencia (e muito) no resultado final.
Uma das receitas mais famosas do restaurante Mocotó é a destes Dadinhos de tapioca com queijo coalho, servidos como entrada com um molho agridoce de pimenta. Sempre quis experimentar mas nunca tinha imaginado fazer em casa, até que vi no Brisando na Cozinha. Demorei um pouco mais para tentar mas já me apaixonei perdidamente por eles.
Pensando em como diminuir um pouco as quantidades para ter um rendimento para 2 ou 1 (ou então me empanturrar até explodir como a Dona Redonda), acabei encontrando a receita original no site do restaurante (de onde saiu esta tem muitas outras deliciosas, vale conferir!).
Dadinhos de tapioca com queijo coalho
200g. de tapioca granulada
200g. de queijo coalho
400ml. de leite
Sal e pimenta branca a vontade
Antes de começar, forre uma assadeira com plástico filme. Isso facilita muito na hora de desenformar a tapioca para cortar os dadinhos.
Depois, coloque o leite para ferver e, em uma tigela, misture a tapioca e o queijo ralado grosso.
Importante: esta tapioca granulada não é a mesma tapioca para fazer na frigideira. Ela não é uma farinha fina, vem em grãos maiores, como mostro na primeira foto do passo a passo. Geralmente encontramos no supermercado nas prateleiras próximas às dos polvilhos.
Quando o leite começar a borbulhar, desligue o fogo e jogue sobre os outros ingredientes, mexendo sempre para não formar grumos. Acrescente os temperos e continue mexendo até a mistura começar a firmar.
Despeje a massa na assadeira forrada com plástico e cubra com papel filme. Deixe esfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por pelo menos 3 horas para firmar bem.
Desenforme, corte em cubos com uma faca afiada e frite por imersão em óleo quente até dourar. Como a Carla, resolvi assar em vez de fritar. Para isso, forrei uma assadeira com papel alumínio, distribuí os dadinhos e levei ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 30 minutos, virando-os de vez em quando para dourar todos os lados igualmente.
Se quiser, prepare na air fryer: preaqueça em 180ºC por 10 minutos. Coloque os dadinhos no fundo da gaveta da air fryer sem sobrepor uns aos outros e deixe por cerca de 10 minutos (verifique de vez em quando para evitar que queime).
Esta quantidade rende 4 porções como petisco, mas garanto que vai acabar bem rapidinho. Sirva com molho ou geleia caseira de pimenta.
Você também pode congelar os dadinhos ainda antes de fritar ou assar. Para isso, corte-os, arrume-os em uma assadeira forrada com plástico filme ou papel alumínio e leve ao congelador. Quando já estiverem congelados, coloque-os em um pote com tampa ou separe porções em saquinhos plásticos. Para comer, leve-os direto ao forno em assadeira forrada com papel alumínio e espere que dourem.
arianapazzini
28 de outubro de 2014 em 7:25
Lu, precisamos então marcar uma tarde no mocotó pra ontem! Ja tentei congrlar e não tive sucesso! Os dadinhos ao descongelar esfarelaram! Vou seguir sua técnica! Beijos Ari e Quim
Pingback
31 de outubro de 2014 em 10:04
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/10/31/top-10-as-receitas-mais-acessadas-de-outubro2014/
Luciana Carpinelli
4 de novembro de 2014 em 21:04
Vamos marcar MESMO!!! 🙂
O segredo para os dadinhos não esfarelarem é não descongelar. Leva direto do congelador para o forno que dá certo.
beijo pra vc e pro Quim <3
Pingback
8 de novembro de 2014 em 11:16
http://www.cozinhandopara2ou1.com/2014/10/31/top-10-as-receitas-mais-acessadas-de-outubro2014/