Queijo cremoso com geleia de pimenta
Se tem uma coisa que eu amo no infinito cardápio do mundo todo são as comidinhas, aquelas que a gente come mesmo quando não está com muita fome, descompromissadamente a qualquer hora do dia. Muitos chamam de belisquetes, outros de petiscos ou até de “porcaria”. Aquelas coisas simples mas gostosas, que geralmente comemos com as mãos mesmo, de preferência acompanhados de uma bebida gostosa e, melhor ainda, com um bom papo.
Outro dia, em uma reuniãozinha com amigos na casa da minha irmã, estava conversando com a Rebeca, amiga da família, e é claro que chegamos ao meu assunto preferido: comida. Papo vai, papo vem, ela mencionou esta incrível combinação de queijo catupiry com geleia de pimenta como se fosse a coisa mais comum do mundo.
Eu, que nunca tinha visto nem provado, pedi detalhes e fiquei com aquilo na cabeça. E, como já tinha uma geleia caseira de pimenta, é claro que não demorou muito para que eu experimentasse e aprovasse com louvor. Pois não poderia ficar fora daqui, ainda que seja muito mais uma dica de como servir do que propriamente uma receita.
Queijo cremoso com geleia de pimenta
200g. de queijo cremoso tipo catupiry (precisa ser aquele mais firme, que vem na caixa/lata)
+/- 100g. de geleia de pimenta (preferencialmente caseira)
Pães, torradinhas e/ou grissinis para acompanhar
A montagem é a coisa mais simples possível: desenforme o queijo e coloque em um prato ou refratário bonito para levar à mesa. Por cima, distribua a geleia de pimenta (se quiser, pode aquecer a geleia por uns 30 segundos no microondas antes de servir).
Acompanhe o queijo cremoso com geleia de pimenta de pães, torradinhas e ou grissinis. Esta quantidade serve duas pessoas como entradinha ou complemento para uma tábua de queijos.
Dica: como adaptei para duas pessoas a receita da Rebeca, usei um aro cortador para moldar o queijo em um círculo menor (você pode colocar colheradas também, caso não se importe com o formato, como eu e meu TOC). Se quiser usar toda a embalagem do catupiry, é só dobrar a quantidade de geleia (o rendimento também será dobrado).
Mirian
29 de outubro de 2018 em 22:58
Boa tarde!
Que bebida acompanha esse petisco?
Grata
Mirian
Luciana Carpinelli
30 de outubro de 2018 em 1:41
Mirian, você pode servir com qualquer bebida, desde a cerveja até o vinho (passando por destilados e coqueteis).
Pode abusar 😉