Empanadas de queijo com cebola
Não adianta, a paixão por fazer massa em casa está no sangue e já nasceu no DNA. Essa receita de empanadas eu tinha copiado havia muito tempo em um papelzinho dentro do meu caderno de receitas mas nunca tinha testado. Há algumas semanas, a resgatei lá do meio de tantas outras anotações e recortes para finalmente tirá-la do papel.
Em um dia atribulado, resolvi reservar o fim da tarde para mim e definitivamente não há nada melhor para essas situações do que botar a mão na massa pra valer e se distrair dando forma e sabor a ela. Depois de alguns minutos no forno, tinha um lanche tão bom que o dia terminou super bem. E cozinhar, para mim, é isso: dedicar-me a algo que eu amo fazer e que me faz bem. Terapia super eficiente e barata — e de quebra a gente ainda fica um pouquinho mais feliz comendo depois. 😉
Experimentei empanadas pela primeira vez quando conheci Buenos Aires, uma década atrás, e me apaixonei. Depois de algum tempo, voltei a comê-las em São Paulo, quando reencontrei um amigo que havia muito não via. E, de lá para cá, sempre voltei para matar as saudades. A origem da preparação, que parece com um pastel, não sei ao certo de onde vem, mas a verdade é que existem versões típicas em quase todos os países da América do Sul, com os mais variados tipos de massa e de recheio. Mas, para mim, a combinação perfeita é a de trigo assada com bastante queijo e cebola.
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa cheias de manteiga ou margarina
1/2 xícara de água
1 colher de chá de sal
Para o recheio de queijo com cebola:
150g. de muçarela ralada ou picadinha
50g. de queijo parmesão ou provolone ralado ou picadinho
1 cebola grande em meias rodelas
Pimenta do reino e orégano a vontade
1 gema para pincelar
Em uma tigela, peneire a farinha de trigo com o sal, e acrescente a manteiga, misturando até obter uma farofa. Aos poucos, junte a água e vá amassando para moldar uma massa que não grude nas mãos.
Abra a massa com um rolo para que fique bem fina e corte círculos (eu usei uma tampa de pote plástico com mais ou menos 10cm. de diâmetri). Vá juntando as rebarbas e cortando os círculos — eu consegui fazer 12.
Em outro recipiente, misture bem os ingredientes do recheio e tempere-os a vontade — prove e, se achar necessário, coloque sal. No centro de cada círculo de massa coloque entre 1 e 2 colheres de sopa do recheio e feche as empanadas. Eu fui fazendo um zigue-zague com a massa e apertando bem para que o queijo não escorra.
Unte uma assadeira com um pouquinho de óleo e coloque as empanadas. Bata rapidamente a gema com um garfo e pincele-a por cima antes de levar ao fogo preaquecido em 180ºC por mais ou menos 30 minutos ou até começarem a dourar. Se quiser, salpique um pouquinho de orégano por cima.
Esta quantidade serve até 4 pessoas, dependendo da fome. Se quiser, você pode congelar as empanadas. Retire-as do forno pouco antes de estarem douradas, espere esfriar e leve em uma assadeira ao congelador. Quando ficarem firmes e bem geladas, retire-as da assadeira e conserve em sacos plásticos bem fechados por até 3 meses.
Pingback
30 de novembro de 2014 em 9:10
http://www.cozinhandopara2ou1.com/2014/11/30/top-10-as-receitas-mais-acessadas-de-novembro2014/
Mari
21 de junho de 2016 em 6:56
Luciana obrigada pela receita, fiz em casa e todos adoraram! Não conhecia as empanadas mas fiquei curiosa e amei. Voltarei para buscar outras inspirações. Abs
Luciana Carpinelli
21 de junho de 2016 em 20:07
Oi, Mari! Fico feliz que você tenha se animado a testar uma receita que não conhecia e que todos gostaram 🙂
Beijo e volta mesmo, sempre tem novidades por aqui.