Pernil em pedaços tostadinho na air fryer
Meu pai é o maior consumidor de fritura que conheço. Se deixar, ele almoça, janta e ainda providencia um lanchinho frito só para variar. Não preciso dizer que a “air fryer”, ou fritadeira a ar, revolucionou a cozinha dos meus pais, né?
Além das batatas, pastéis e salgadinhos de sempre, outro dia resolvemos testar uma preparação diferente. O pernil em pedaços, que já estava temperado na geladeira para enfrentar a fritura de imersão, virou ingrediente de teste e foi para a air fryer. E não é que ele ficou pronto super rápido sem precisar daquele monte de óleo para ficar douradinho e crocante por fora e úmido e macio por dentro?
Pernil em pedaços tostadinho na air fryer
+/- 400g. de pernil cortado em cubos (se for com osso, calcule +/- 500g.)
1 colher de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de limão espremido
2 dentes de alho bem picadinhos ou amassados
1 colher de chá de páprica defumada ou doce
1 colher de café de pimenta calabresa desidratada
Sal e pimenta do reino a vontade
Cebolinha picada para servir
Antes de começar, limpe a carne para retirar o excesso de gordura. Se ainda não estiver cortada, porcione em cubos não muito pequenos.
Misture bem todos os temperos e espalhe bem pelos pedaços de pernil. Para facilitar, gosto de misturar tudo dentro de um saquinho com fecho tipo zíper, acrescentar a carne e ir mexendo para o tempero pegar na carne. Quanto mais tempo você deixar marinar, mais saboroso vai ficar o pernil — espere pelo menos uns 30 minutos ou então deixe de um dia para o outro na geladeira.
Preaqueça a air fryer por 5 minutos em 200ºC e depois coloque os pedaços de pernil temperados na gaveta por 15 minutos em 180ºC. Com cuidado, vire os pedaços, retornando a gaveta por mais 15 minutos em 180ºC.
Retire e, se o pernil ainda não estiver tostadinho, acrescente mais 5 minutinhos. Depois, arrume os pedaços em um refratário e salpique a cebolinha por cima.
Esta quantidade serve entre 2 e 3 pessoas como acompanhamento.
Vivi
17 de fevereiro de 2015 em 17:17
Fantástico! Pergunta que não quer calar: qual a marca da sua Air Fryer?
Luciana Carpinelli
17 de fevereiro de 2015 em 17:45
Vivi, quem tem são meus pais e eu uso quando vou pra casa deles. É uma Mondial, do modelo mais simples. (E dá muito bem pro gasto, viu? 😉 )
Jarbas
16 de junho de 2020 em 19:55
Baita mentira, um lado só a 200 graus levou 40 minutos.
Luciana Carpinelli
16 de junho de 2020 em 20:55
Jarbas, obrigada pela gentileza.
Mas de qualquer forma, hoje existem inúmeras marcas e modelos diferentes de air fryer, com melhor ou pior qualidade e, consequentemente, potências maiores ou menores, por isso fica mais difícil de prever exatamente o tempo necessário (assim como acontece com os fornos caseiros). Seu equipamento não deve ser tão potente, então recomendo deixar pelo tempo que for necessário.
Franco
9 de agosto de 2020 em 22:21
Aprendi a usar a airfry, ficou óimo!! Parabes pois, a receita é mt boa!!