Exagerei no sal. E agora?
Quem nunca errou a mão no sal e viveu aquele momento de desespero ao perceber que a refeição poderia acabar no lixo? Acho que até mesmo os cozinheiros mais experientes de vez em quando passam por isso. Mas mantenha a calma que tem jeito de corrigir o equívoco e recuperar a receita!
Antes de começar com as dicas para acertar uma receita muito salgada, acho que é interessante reforçar que devemos tentar diminuir ao máximo a quantidade de sal que utilizamos. Isso porque “o brasileiro consome duas vezes mais sódio do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a maior parte disso deve-se à adição de sal de cozinha à comida pelos próprios consumidores, segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia)”.
E o mais impressionante é que o grande vilão não são os alimentos processados e industrializados, mas a comida preparada em casa: “70% do sal consumido no Brasil é adicionado aos alimentos pelo próprio consumidor.”
Mas qual é o problema de se ingerir pratos bem temperadas? “O consumo excessivo de sódio aumenta consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial, que são a principal causa de morte no Brasil.” (Para mais informações, acesse a matéria completa sobre isso.)
Agora, depois dessa importante introdução, vamos às questões práticas:
_ Se você provar a comida e perceber que está com sal demais, descasque uma batata, corte-a ao meio e coloque-a para cozinhar junto na panela por uns 10 minutos. Ela absorve o excesso de sal e o sabor da comida ficará mais agradável. Você pode deixar a batata no prato ou utilizá-la em outra receita (ela não ficará salgada demais.)
_ Não tem batatas em casa? Não se desespere: geralmente, uma pitadinha de açúcar também ajuda a disfarçar o excesso de sal. Vá acrescentando aos pouquinhos e provando para não exagerar no doce, dessa vez.
_ Dependendo da receita, você pode acrescentar um pouco de leite ou creme de leite. Além de ajudar a corrigir o sal, ainda dá um toque especial ao prato.
_ E, se nenhuma dessas sugestões resolver, aumente a receita, colocando um pouco mais de cada ingrediente (menos o sal). Assim o sabor salgado se distribui melhor.
Foto: reprodução istockphoto (jirkaejc)
Camila Duarte
1 de agosto de 2015 em 12:26
Oi Luh!
Adorei as dicas!
Um beijo
Luciana Carpinelli
2 de agosto de 2015 em 18:23
Cá, obrigada pela visita! 🙂
Essas dicas são sempre úteis, né?
beijo
Amanda
10 de agosto de 2015 em 13:09
Me salvou! adorei a dica obrigada
Luciana Carpinelli
10 de agosto de 2015 em 14:14
Amanda, que bom que você encontrou a dica e ela foi útil! Fico feliz por ter ajudado 🙂
Beijo e volte sempre.
Amanda Fernandes
12 de agosto de 2015 em 11:21
Estas dicas são as melhores. Obrigada por compartilhar =)
Luciana Carpinelli
14 de agosto de 2015 em 14:20
Eu que agradeço, pela visita e pelo comentário! ;*