Risoto de funghi secchi (cogumelos desidratados)
Risoto é um daqueles pratos ótimos para quebrar um galho, porque é possível prepará-lo com praticamente qualquer coisa. E é justamente a versatilidade que o faz passar de um jantar super caprichado até a um almocinho rápido, seja somente para você ou para um batalhão.
O funghi secchi, ou os cogumelos desidratados, é um item praticamente imprescindível na minha despensa por ser super versátil e por sua durabilidade — dá para deixá-lo esperando pela oportunidade certa. No risoto, é uma ótima opção para servir vegetarianos como prato principal ou então para acompanhar uma carne. Sugestão para começar a semana com uma gostosa #SegundaSemCarne.
Risoto de funghi secchi (cogumelos desidratados)
2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
1/2 cebola grande picada
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/4 xícara de vinho tinto seco (opcional)
+/- 2 1/2 xícaras de caldo de legumes quente (ou tabletes dissolvidos em água)
20 g. de funghi secci (cogumelos desidratados)
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade
Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola sem deixar dourar. Acrescente o vinho, o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Espere que ele quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).
Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Adicione o funghi e vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto).
Quando sobrar mais ou menos 1 xícara do caldo, tempere com sal e pimenta do reino. Esse processo deve demorar entre 15 e 20 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo.
Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia e coloque o queijo ralado, mexendo para que derreta. Retire a manteiga da geladeira e integre-a também ao risoto (margarina não dá o mesmo ponto). Se quiser, finalize os pratos com um pouquinho mais de parmesão.
Esta receita serve bem duas pessoas. Se quiser, acompanhe de uma carne ou peixe grelhado.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.