Chester com molho de champignons
Por mais que eu evite ao máximo publicar receitas com rendimento maior do que para 2 ou 1, chega esta época do ano, vocês pedem, o coração amolece e eu sempre acabo cedendo. Pois aqui está, sem muita resistência, uma sugestão de receita diferente para servir o tradicional chester das ceias de Fim de Ano.
Uma das coisas que sempre me incomodam nas comidas típicas desta época é que quase todos os pratos são sequinhos (arroz, farofa, os assados sem caldo…) e eu, que tenho uma facilidade incrível de soluçar, sempre acabo pulando involuntariamente pelos cantos das festas. Acrescentando um molho super cremoso de cogumelos ao chester, o problema está resolvido. Isso, sem contar o toque de sabor especial que ele acrescenta à ave.
Chester com molho de champignons
Para o chester assado:
1 chester pequeno (ou outra ave similar)
1 cebola grande
1 folha de louro grande
2 cravos da índia
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de manteiga
1/2 colher de sopa de páprica defumada ou picante
1 pitada de ervas finas desidratadas
Para o molho de champignons:
1 colher de sopa de manteiga
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de leite
50g. a 80g. de cogumelos champignons em conserva ou frescos fatiados
1 pitada de ervas finas desidratadas
Sal e pimenta do reino a vontade
Descongele o chester de acordo com as instruções. Este não tinha os miúdos dentro, mas se o seu tiver, retire-os e reserve (você pode fazer farofa ou então usá-los para preparar caldos e sopas).
Comece espetando na cebola inteira e sem casca os cravos para segurarem a folha de louro. Depois coloque-a dentro do chester — ela ajuda a deixar a carne saborosa e úmida enquanto assa.
Cubra uma assadeira com papel alumínio ou então use uma assadeira descartável e coloque o chester. Misture o alho na margarina e espalhe pelotinhos pela ave. Por cima salpique a páprica e as ervas, cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido em 250ºC por mais ou menos 40 minutos.
Depois, retire o papel alumínio, regue o chester com o caldo da assadeira e retorne ao forno por mais 40 minutos, regando novamente a cada 10 minutos, até que fique bem dourado.
Enquanto isso, prepare o molho. Aqueça uma panela e derreta a manteiga. Coloque o alho para refogar e, quando começar a dourar, jogue a farinha de trigo, misturando para integrar bem sem deixar queimar. Quando começar a espumar, acrescente o leite e vá mexendo bem para não empelotar. Assim que engrossar, adicione os cogumelos e tempere com as ervas, sal e pimenta do reino. Mantenha quente.
Retire o chester do forno e a cebola de dentro dele, coloque-o em um prato ou refratário para servir com o molho.
Não sei quantas porções rendem, pois vai depender do tamanho do seu chester, mas são muitas e com certeza vai sobrar um pouco para o almoço do dia seguinte. 😉
Eu servi com uma farofa bem gostosa.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.