Canapés de carpaccio com ricota e pesto
Ainda no clima de férias e de verão, uma sugestão prática e rápida para matar a fome, seja após a praia ou na beira da piscina, acompanhando uns bons drinks.
Como sempre, a dica é ter os ingredientes certos na geladeira para que uma comidinha gostosa fique pronta em poucos minutos. Para estes casos, uma caixinha de carpaccio congelado é sempre um coringa — somente ele com um fio de azeite e de balsâmico ou de mostarda e um punhado de folhas verdes já vira uma refeição. A ricota é super versátil e vira sanduíche, canapé, complementa salada, massa ou torta (que também pode ser feita com pão amanhecido) — ou seja, sua melhor amiga nas férias. E, para finalizar com chave de ouro, o molho pesto, que mantido pronto em um pote na geladeira, deixa qualquer coisa especial: do pãozinho quente ao macarrão, passando pela salada e até pelo arroz branco.
Afinal, ninguém merece passar as férias enfiado na cozinha mas também não precisa sobreviver a base de salgadinho ou só de lasanha congelada.
Canapés de carpaccio com ricota e pesto
125g. de carpaccio de carne
3 fatias de pão de forma
3 colheres de sopa de ricota amassada com o garfo
3 colheres de molho pesto
Com um cortador ou copinho, corte o pão de forma em pequenos círculos (o ideal é obter 4 círculos de pão de cada fatia). Dica: com as rebarbas, você pode fazer croutons para saladas.
Aqueça uma frigideira, unte-a com um fiozinho de azeite e coloque os pãezinhos para tostar dos dois lados. Se preferir, use torradinhas já prontas ou outro tipo de pão tostado.
Arrume as torradinhas de pão sobre uma bandeja ou uma tábua, como fiz na foto. Sobre cada torradinha, coloque uma fatia de carpaccio. Depois, cubra cada carpaccio com um montinho de ricota. Para finalizar, distribua um pouco de pesto por cima.
Sirva em seguida ou mantenha na geladeira até o momento de servir.
Esta quantidade serve duas pessoas como refeição leve (se quiser, complemente com uma salada de folhas) ou até 4 como entradinha.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.