Antepasto de cebolas curtidas no azeite
Eu adoro cebolas mas até quem não é muito fã também acaba gostando bastante delas preparadas assim. Isso porque perdem aquele sabor acentuado e ficam bem suaves, quase que adocicadas.
Sabe aquele tipo de comidinha que a gente começa a comer e, sem perceber, não para mais? Pois é exatamente isso: prepare-se para altas doses deste antepasto de cebolas — sobre rodelas de pão italiano, temperando saladas, em sanduíches, com carnes das mais diversas, complementando sopas… este negócio maravilhoso combina com qualquer coisa e fica uma delícia, apesar de ser hiper fácil de preparar.
O grande problema é que você nunca mais vai conseguir viver sem um pote deste na geladeira! 😉
Antepasto de cebolas curtidas no azeite
2 ou 3 cebolas médias
1/4 xícara de azeite ou óleo vegetal (girassol ou canola)
2 colheres de sopa de salsinha fresca bem picada
1 pitada de sal
Corte as cebolas em rodelas bem finas, o mais finas que conseguir (se tiver, use um mandolin). Coloque as rodelas de cebola em um pote com tampa hermética, apertando-as para que fiquem bem compactadas.
Por cima, coloque a salsinha e o sal e regue com o azeite até completar o topo do pote. O importante é não deixar ar no pote para que não haja o risco de mofo.
Tampe o pote, chacoalhe um pouco para espalhar os temperos e deixe curtir na geladeira por pelo menos 1 semana antes de consumir.
Depois de pronto, experimente o sal e, se quiser, complemente os temperos: grãos de pimenta do reino moídos na hora, pimenta calabresa desidratada, pimenta dedo de moça picadinha etc.
Sirva com fatias de pão italiano ou torradinhas. Você pode usar o azeite para temperar pratos quentes e saladas, ou ainda guarnecer carnes (bovinas, suínas, de frango e de peixes) assadas ou grelhadas ou sanduíches, por exemplo.
Mantenha o pote bem fechado sempre na geladeira.
Fred
22 de novembro de 2016 em 21:01
Obrigado por compartilhar esta receita, há anos estava procurando por essa conserva que comia em uma cantina que fechou e só hoje encontrei. Muito agradecido!!
Bethinha
26 de abril de 2019 em 5:09
Não consegui encontrar como faz a manteiga de ervas
Luciana Carpinelli
26 de abril de 2019 em 20:11
A receita da Manteiga de ervas está aqui: https://www.cozinhandopara2ou1.com.br/2014/10/07/como-fazer-manteiga-de-ervas/