Figos grelhados com creme de queijo e redução de vinho
Acho que não tem cozinheiro amador (que cozinha porque gosta) que não se realize com um elogio à mesa. Falando por mim, é uma das maiores verdades. E o mais gostoso é quando a gente consegue impressionar justamente por servir pratos lindos, gostosos e facílimos de preparar!
Esta sobremesa combina sabores, texturas e temperaturas que a deixam especial, tipo prato de restaurante chique. A grande diferença é que custa bem menos do que se fosse preparada por um chef e o mais legal é que foi você quem fez. Garanto que vai ser sucesso em qualquer refeição!
Figos grelhados com creme de queijo e redução de vinho
Figos
1 colher de café de manteiga por figo
1 colher de chá de açúcar por figo
Queijo mascarpone caseiro (clique AQUI para acessar a receita completa) ou cream cheese
Redução de vinho tinto (veja abaixo como preparar)
Nesta receita, não coloquei quantidades porque podem variar de acordo com as suas preferências. Eu gosto de MUITA calda, mas minha mãe preferiu com menos queijo e menos calda para sentir mais o sabor do figo. Então você pode adaptar do seu jeito, ok?
O queijo deve estar bem gelado.
Para a redução de vinho, coloque um pouco de vinho tinto seco de boa qualidade em uma panelinha e deixe ferver em fogo baixo até engrossar em ponto de calda. Mantenha-a aquecida para que não fique muito firme.
Depois disso, lave os figos e corte-os ao meio.
Aqueça uma frigideira antiaderente e derreta a manteiga, junte o açúcar e espere derreter. Coloque os figos com o corte para baixo e espere dourar.
Arrume os figos em uma tigelinha, sirva uma colherada do queijo cremoso e regue com um pouco da redução de vinho.
Calcule um figo para cada pessoa.
Sonia
26 de agosto de 2016 em 15:21
Que sobremesa linda! Sem dúvida de encher os olhos… Gosto muito das suas receitas, Luciana. Nem sempre comento mas passo bastante por aqui. Obrigada! 🙂
Luciana Carpinelli
26 de agosto de 2016 em 21:03
Oi, Sonia. Agradeço pelas visitas e por este seu comentário simpático 🙂
Grande beijo e continue voltando sempre!
Jane
5 de setembro de 2016 em 0:35
Eu sempre passo por aqui e acabo nem comentando (peço desculpas por isso) mas foi impossível resistir a esta receita. Adorei e certamente farei ainda esta semana, talvez no feriado! Obrigada por compartilhar tantas gostosuras 🙂
Jorge
14 de setembro de 2016 em 1:40
Muito bom!