Choripán com molho chimichurri (sanduíche argentino de linguiça)
Choripán nada mais é do que a mistura das palavras chorizo (linguiça) com pán (pão), um sanduíche super tradicional na Argentina. Para mim, nada mais é do que uma versão um pouquinho mais adulta do meu amado hot dog, uma alternativa bem temperada e muito saborosa.
Com a proximidade das terras argentinas com os pampas, o sanduíche cruzou as fronteiras e virou o “salsipão”, a versão brasileira que geralmente é servida no esquema de self-service no sul do país.
Até que demorou, mas finalmente ele chegou aqui. Uma dica de lanche rápido e diferente para matar aquela fome fora de hora; seja um jantar rápido ou aquela boquinha depois da balada.
Choripán com molho chimichurri (sanduíche argentino de linguiça)
Para a montagem do sanduíche:
1 baguete pequena ou pão francês
1 linguiça fininha defumada
1 colher de chá de maionese
Para o Molho Chimichurri:
1 xícara de ervas frescas (salsa, orégano, tomilho, cebolinha, manjericão, hortelã etc.)
1/4 de cebola pequena picada
4 tomatinhos cereja picados (opcional)
1 colher de café de pimenta calabresa desidratada
1/4 xícara de azeite de oliva
1 colher de sopa de vinagre de vinho
Sal e pimenta do reino a vontade
Primeiro, prepare o molho chimichurri. Você pode picar tudo muito bem com a faca e misturar com o azeite e o vinagre ou então colocar tudo no processador.
Dica: há duas versões do chimichurri, uma somente com as ervas e outra com um pouco de tomate ou tomates secos. Eu gosto de trazer um pouco do nosso tradicional Molho vinagrete, por isso coloquei uns tomatinhos. E, como processei tudo junto, o meu molho ficou alaranjado (e delicioso do mesmo jeito!).
Depois, aqueça uma frigideira antiaderente, corte a linguiça na metade (no sentido do comprimento) e doure-a na frigideira, dos dois lados. Eu usei uma linguicinha artesanal mas, se preferir, você pode usar uma normal.
Faça um corte no meio do pão, espalhe a maionese, coloque a linguiça e distribua bastante molho por cima. Sirva em seguida, ainda bem quentinho.
Guarde o restante do molho na geladeira e use-o com saladas, sobre fatias de pão, carnes assadas ou outros sanduíches. Ele dura, em pote fechado, cerca de 4 a 5 dias.
Yami
2 de julho de 2018 em 19:31
🤣🤣🤣🤣 é sério que você comparou uma linguiça com uma salchicha?
Olha você pode fazer um bom choripan no Brasil com uma boa linguiça, mas desculpa essa receita sua ofende muito o choripan!
Luciana Carpinelli
2 de julho de 2018 em 20:11
Yami, acho que você não leu a receita com atenção.