Molho pesto alla trapanese (com manjericão, amêndoas, tomatinhos e parmesão)
Poucas coisas me encantam mais na cozinha do que descobrir uma receita diferente e me surpreender com ela. Sou super fã de Molho Pesto desde sempre e, além do tradicional verdinho (o Genovese), recentemente também me apaixonei pelo Pesto vermelho alla Calabrese. O que eu não desconfiava é que havia uma outra tradicional variação, que consegue ser ainda mais interessante que estas duas.
A adaptação siciliana deste molho tão especial eu descobri no blog da Marina Maria, o Sal de Bolinha. Já à primeira vista me encantei com a combinação de ingredientes e, ao provar, tive certeza de que este é meu pesto preferido (pelo menos até agora!).
A textura do molho é muito especial e a principal diferença é que este, ao envolver a massa quente, fica cremoso com o queijo derretendo. Quase que como uma mágica! E os sabores ficam mesmo equilibrados, uma maravilha.
Por favor, não morra antes de experimentá-lo — para o seu próprio bem. 😉
Molho pesto alla trapanese (com manjericão, amêndoas, tomatinhos e parmesão)
250g. de massa longa (espaguete, talharim, linguine etc.)
1/2 xícara de folhas de manjericão
150g. ou 1 xícara de tomatinhos tipo uva
50g. ou 1/3 de xícara de amêndoas (com ou sem casca)
1 dente de alho
50g. ou 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1/2 xícara de azeite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Cozinhe a massa de acordo com o tempo de cozimento indicado na embalagem para que fique al dente.
Enquanto a massa cozinha, toste as as amêndoas. Para isso, basta aquecer uma frigideira em fogo baixo e mexer de vez em quando até que fiquem douradinhas. Espere que esfriem antes de usá-las.
Coloque o manjericão, os tomatinhos, as amêndoas, o alho e o parmesão no processador e pulse algumas vezes até perceber que todos os ingredientes estão menores. Junte o azeite e pulse mais umas 2 ou 3 vezes para obter um molho grosso, ainda com pedaços. Prove e tempere com sal e pimenta.
Quando a massa estiver cozida, escorra-a e transfira para o recipiente em que for servir. Acrescente o molho, misture com a ajuda de duas colheres e sirva em seguida (o calor da massa vai derreter o queijo do molho, fica simplesmente maravilhoso!).
Dica: se você não tiver processador ou mixer de mão, o ideal é picar bem fininho o tomate, o alho e o manjericão. Embrulhe as amêndoas em um pano e bata com força em uma bancada ou use um martelo de carne para deixá-las em pedacinhos. Misture tudo em uma tigela com o parmesão e o azeite e tempere com sal e pimenta.
Importante: se você já fez o Pesto Genovese, aquele verdinho, não espere que este fique com a mesma textura dele. O trapanese não é tão uniforme, tem bem mais pedacinhos – e essa é a beleza dele.
Esta quantidade serve duas porções. Se não usar tudo, mantenha na geladeira em pote bem fechado por até uns 5 dias.
Fernanda
8 de maio de 2018 em 6:34
Ola, Luciana!
Eu adoro suas receitas e quando descobri seus pestos, resolvi fazer esse…com uma pequena variação! Assei os tomatinhis com alho e azeite por uns 35 minutos , até ficarem molinhos e formar um ” molhinho” no fundo da assadeira. Daí juntei os demais ingredientes da sua receita é um punhado de azeitonas pretas. Processei tudo e…voilà! Estou viciada nesse molhinho , sem esquecer os outros, claro.
Obrigada por tantas maravilhas compartilhadas com gente como eu , que cozinha só de vez em quando mas quer fugir do convencional.