Molho pesto negro (Pesto nero, com azeitonas, manjericão, castanhas e alho)
Eu sou louca por macarrão e, entre os inúmeros molhos possíveis de acompanhá-lo, um dos que mais aparecem na minha cozinha é, sem dúvida, o pesto. Amo o verdinho, o Genovese, mas confesso que adoro descobrir novas variações dele.
Por aqui já passaram, além de diferentes versões do tradicional, o Pesto vermelho alla calabrese, o Alla trapanese, e agora este molho pesto negro, que conheci através do blog Simples Assim, da Lylia.
Precisa dizer que adorei? Um sabor acentuado de azeitonas com um toque fresco do manjericão, o ardidinho do alho, a cremosidade das castanhas e um pouquinho de queijo que acrescentei à receita original. Opção deliciosa também para ser servida com torradinhas e pães, como uma pastinha.
Pesto negro (Pesto nero, com azeitonas, manjericão, castanhas e alho)
1 xícara de manjericão fresco
2/3 xícara de azeitonas pretas sem caroço
1 e 1/2 dente de alho
6 castanhas
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos e vá pulsando, adicionando o azeite aos poucos até atingir a textura desejada. O ideal é deixar um molho pedaçudo, que dê textura ao prato.
Prove e tempere com pimenta do reino e, se necessário, sal.
Esta quantidade é suficiente para envolver de duas a três porções de massa cozida al dente e escorrida. Caso sobre molho, mantenha-o na geladeira, em um vidro bem fechado, por até uma semana.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.