Verrine de coalhada seca e purê de maçã com canela (calorias reduzidas)
Eu sou louca por doces e, como não dá para abusar sempre, eu evito ter em casa qualquer tipo de tentação. O problema é que, quando aquela vontade incontrolável surge quando eu menos espero, tenho que me virar com o que dá.
Outro dia apareceu uma urgência por doces e, como não estava programando nenhuma receita especial, abri a geladeira em busca de algo interessante para me contentar. Encontrei coalhada e maçã e ganhei um desafio.
Sem muitas opções, preparei um purêzinho com a maçã e montei esta verrine. Não é um doooce assim mais doce que o de batata doce, mas me deixou satisfeita. E o melhor: com apenas o açúcar da maçã e uma colher de mel. Bom negócio, não acha?
Verrine de coalhada seca e purê de maçã com canela
1 xícara de coalhada fresca
1 colher de sopa de mel
1 colher de café de canela em pó
Purê de maçã para servir (clique AQUI para acessar a receita completa)
Apoie uma peneira grande em uma tigela, cubra-a com um guardanapo de tecido bem limpo (de preferência lavado com sabão, enxaguado com vinagre e depois bem enxaguado com água limpa) e coloque a coalhada fresca para dessorar. Cubra com um outro guardanapo ou plástico filme e deixe na geladeira pelo menos de um dia para o outro. Com isso, a coalhada vai ficar mais firme, virará a “coalhada seca”.
Depois de dessorada, misture à coalhada o mel. Prove e, caso prefira, acrescente um pouco mais (eu acho que ficou bom com uma só colher). Divida a coalhada em 4 copinhos, deixando mais ou menos 1 dedo vazio até a borda.
Por cima da coalhada, coloque duas colheradas do Purê de maçã e salpique com a canela em pó. (Para esta quantidade fiz 1/3 da receita, usando apenas uma maçã e nem precisei adoçar.)
Sirva em seguida ou deixe gelar na geladeira. Esta quantidade rende 4 porções pequenas.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.