Picanha suína na mostarda assada com batatinhas
Vira e mexe eu conto aqui que, apesar de não parecer, eu sou bem preguiçosa na cozinha. É por isso que, salvas as exceções de projetos e desafios pessoais como o caso do Panetone caseiro ou dos pães feitos com meu fermento de estimação, o Francinho, eu gosto mesmo é das receitinhas o mais fáceis e práticas possível.
Esta picanha na mostarda é uma maravilha porque a gente já assa o acompanhamento junto com ela: deliciosas batatinhas, que saem macias e temperadas do forno. Além de ter menos louça para lavar depois, é claro.
Na verdade, quando pensei nas receitas para a seleção especial de receitas para as ceias de Fim de Ano, quis também indicar algumas alternativas mais simples e baratas do que as tradicionais carnes servidas nesta época.
Para isso, fui ao açougue e escolhi esta peça de picanha suína, que nunca tinha preparado, mas que custou menos de R$10 (paguei 8 e alguma coisa, se não me engano). Voltei buscando ideias de como a deixaria com cara de comida de Natal ou Ano Novo sem usar ingredientes muito caros e resolvi temperá-la com bastante mostarda e assar as batatinhas juntas com ela para aproveitar o tempero e o forno.
E deu tão certo que meu pai, que foi o provador oficial do meu experimento, não fala em outra coisa desde este dia, carne suculenta e super saborosa. Resultado: vou ter que repetir a receita para a nossa ceia deste ano. Ou seja, é sucesso garantido, apesar de ser uma opção mais em conta. 😉
Picanha suína na mostarda assada com batatinhas
1 peça de picanha suína (+/-800g.)
15 a 20 batatinhas
2 colheres de sopa de mostarda (usei 1 da amarela e 1 da dijon)
1 colher de sopa de manteiga
2 a 3 dentes de alho bem picadinhos ou amassados
1 colher de sopa de ervas frescas picadas (usei salsa e coentro)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Misture a mostarda, a manteiga, o alho, as ervas, sal e pimenta do reino até ficar uma pasta homogênea. Espalhe o tempero sobre a carne e coloque-a em uma assadeira pequena.
Lave bem as batatinhas com casca e as distribua em volta da carne. Tempere com sal, pimenta do reino e uma bom fio de azeite. Cubra com papel alumínio, faça dois furinhos nele para que o vapor saia e leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 30 minutos.
Retire o alumínio, vire a carne e as batatinhas, tempere as batatinhas com mais um pouquinho de sal e pimenta, e retorne ao forno por mais uns 15 minutos até dourar a superfície.
Sirva em seguida. Estas quantidades servem entre 3 e 4 pessoas.
Adriano
26 de agosto de 2018 em 19:56
Lú! Eu não sabia que você também era boa nisso e ainda mantinha as receitas online….! Ficou sensacional – e o melhor de tudo além dos teus comentários é que é muito fácil de fazer! Aos domingos eu me divirto na cozinha e essa picanha havia sobrado fechadinha de um churrasco em que os glutões não compareceram. Com um arroz branco e saladas, nós três lambemos a forma! Valeu!
Luciana Carpinelli
28 de agosto de 2018 em 3:05
Adriano, que honra te receber aqui!
Fiquei feliz com seu comentário e que tenham gostado da receita.
Volte sempre 🙂
Helena G. Canela
17 de junho de 2020 em 22:22
Excelente receita! Fiz com meu namorado no final de semana e ficou uma delícia. Macia, bem saborosa e temperada. Não tínhamos coentro. Usamos salsa e tomilho, ficou ótimo!
Zina F
25 de março de 2021 em 4:43
Ola
Fiz ontem. Mas k maravilha! Tao facil e Yum yum!!