Bolo Peteleco da vó Ninha (bolo de chocolate com brigadeiro)
Desde que minha memória consegue recuperar, este é o bolo oficial dos aniversários comemorados na casa da Vó Ninha. Não importa quem seja o dono da festa, o bolo é sempre de chocolate com direito a muito brigadeiro — e o sucesso é garantido! O mais engraçado é que a gente (minha irmã e eu) só descobriu que o nome dele era Peteleco quando nos interessamos em copiar a receita do caderninho da vovó.
Por ter uma sobrinha chocólatra e que só come “bolo marrom”, fui praticamente obrigada a fazer este bolo como uma das sobremesas da ceia do Natal passado. A recompensa: um abraço apertado e uma enxurrada de beijos que não acabavam mais (mas só porque o bolo estava cheio de estrelinhas, que ela ama 😉 ).
Pois é óbvio que um quitute tão tradicional na nossa família não poderia ficar fora deste nosso caderno virtual de receitas, não é mesmo? Pois que ele esteja registrado e recomendado para todos. Garanto que irá render doces lembranças em todos!
Bolo Peteleco da vó Ninha (bolo de chocolate com brigadeiro)
Para o bolo peteleco:
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
1/2 xícara de óleo
1 colher de chá de fermento químico em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 ovos ligeiramente batidos
2 xícaras de água fervendo
Para o recheio e cobertura de brigadeiro:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de chocolate em pó
Chocolate granulado colorido (opcional)
Peneire juntos a farinha de trigo, o açúcar e o chocolate. Junte o óleo, os ovos, o bicarbonato e o fermento e misture bem, até estar tudo muito bem integrado.
Despeje aos poucos a água e vá misturando sempre. Quando a massa estiver homogênea, coloque em uma forma média (23 cm. de diâmetro) untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido em 200ºC por cerca de 25 minutos ou até o palitinho espetado no centro do bolo sair limpo.
Enquanto isso coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em uma panela. Leve ao fogo baixo e, mexendo sempre, espere engrossar. Separe 1/3 deste creme (brigadeiro mole, consistência de cobertura) em uma tigela e cubra com plástico filme, deixando que ele encoste sobre a superfície (para não formar uma nata).
Retorne a panela com o restante do creme ao fogo e continue mexendo até engrossar mais ainda e começar a desprender do fundo da panela (brigadeiro mais firme, que não escorre facilmente). Retire do fogo e coloque em uma outra tigela, também cobrindo com plástico filme encostado na superfície. Reserve.
Depois do bolo assado, retire-o do forno e deixe esfriar. Desenforme o bolo e corte-o ao meio com uma faca comprida ou com um pedaço de linha.
Recheie o bolo com o brigadeiro mais firme, cubra a outra metade da massa e espalhe o brigadeiro mole por cima. Salpique o granulado.
Madalena
30 de maio de 2017 em 8:47
Ótimo site parabéns e continue sempre assim.
Luciana Carpinelli
30 de maio de 2017 em 12:11
Oi, Madalena. Obrigada pelo comentário e pelo carinho.
Volte sempre que encontrará novidades deliciosas! 🙂