Como fazer um ovo quente perfeito
Ovo quente é uma delícia e muitíssimo fácil de fazer, mas muita gente não consegue deixá-lo cremoso com a gema molinha para envolver o pão. Eu mesma demorei bastante para pegar o jeito de controlar o tempo de cozimento e aprender os truques para que a casca não trinque e se espalhe pela água enquanto ele fica pronto.
É por isso que resolvi explicar direitinho, tim tim por tim tim, como fazer um ovo quente perfeito. Mais um post para nossa série de preparações com ovos, que já teve dicas para Ovo pochê, Ovos mexidos e Omeletes.
Aproveita o fim de semana prolongado para preparar um Café da manhã especial ou então um Brunch delicioso. E, se não der nesta semana, programe-se para experimentar esta receitinha no feriado da sexta que vem. 😉
Como fazer um ovo quente perfeito
1 ovo (preferencialmente orgânico)
1 colher de sopa de vinagre ou caldo de limão
1 fatia de pão
Sal e pimenta do reino a vontade
Lave com água a casca do ovo com cuidado para não quebrá-la e coloque em uma caneca ou panelinha. Cubra o ovo com água fria (1 dedo acima dele) e misture o vinagre ou limão.
Leve a caneca ou panelinha ao fogo alto e, quando começar a borbulhar, abaixe o fogo. Para um ovo com gema molinha, conte 3 minutos. Se preferir a clara um pouco mais firme, deixe cozinhar por 4 a 5 minutos. Com mais tempo que isso, o ovo já fica cozido.
Escorra a água, apoie o ovo em um suporte ou xícarazinha e quebre a casca abrindo uma tampinha e tempere com sal e pimenta do reino. Sirva com a fatia de pão cortada em tiras, para molhar no ovo quente.
vanessa boari
23 de agosto de 2018 em 4:47
Vou tentar essa dica do ovo quente