Macarrão com molho de carne louca
Gourmetizaram a carne louca, com direito a food truck e tudo mais! Mas eu, que não sou boba nem nada, continuo preparando a minha em casa, do jeitinho que minha vó preparava, com uma bela dose de afeto e carinho — que deixa tudo muito mais gostoso.
E porque não há limites para a criatividade, resolvi inventar de servir macarrão com molho de carne louca num almoço de domingo. É claro que ficou simplesmente maravilhoso e que foi o maior sucesso, né?
Mas confesso que o mais gostoso foi limpar o molho do prato com uma fatia de pão. Irresistível!
Macarrão com molho de carne louca
500g. de acém ou lagarto em pedaços
50g. de bacon em cubinhos
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de manteiga
1/2 pimentão vermelho picadinho (opcional)
1 e 1/2 xícara de molho de tomate
Sal e pimenta do reino a vontade
2 porções de macarrão (parpadelle, talharim, espaguete etc.)
Em uma panela de pressão, coloque o bacon para soltar a gordura até dourar. Na própria gordura da panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Adicione a manteiga, o pimentão e a carne, e deixe fritar um pouco para pegar o tempero, até que todos os lados da carne mude de cor.
Coloque o molho de tomate e complete com água até dois dedos acima da carne. Tampe e, após pegar pressão e começar a chiar, abaixe o fogo e marque 1h15 para que a carne esteja desmanchando.
Depois desse tempo, desligue o fogo e espere a pressão sair para abrir a panela. Com um garfo, desfie os pedaços de carne que ainda estiverem inteiros. Prove e, se precisar, corrija o sal e tempere pimenta do reino.
Enquanto isso, coloque o macarrão para cozinhar de acordo com as instruções da embalagem para que fique al dente.
Se quiser, deixe o molho cozinhar um pouco mais com a panela aberta para engrossar.
Envolva o macarrão com molho de carne louca e sirva em seguida com queijo ralado por cima.
Esta receita dá um pouco mais do que o suficiente para duas pessoas, mas depois de servir a carne com o macarrão, dá para separar uma ou duas porções e deixar no congelador. Essa carne pode ser descongelada e servida com pão. E o melhor é que ela fica ainda mais saborosa.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.