Arroz doce da Vó Nair
Dentre todas as delícias que a Vó Nair preparava para a gente, sem dúvida alguma a que eu mais gostava era deste arroz doce. E, para mim, ele é a perfeita descrição de reconforto.
Apesar dele ter sido uma das primeiras receitas que eu reproduzi sozinha e a que mais repeti até hoje, só depois que postei o Arroz doce com laranja percebi que ela ainda não tinha vindo pra cá. Ótima desculpa para prepará-la mais uma vez, fotografá-la e corrigir esta grave falha, não é? Eu achei e agora todo mundo vai poder experimentar esta delícia!
Típico arroz doce de vó, docinho e com bastante canela em pó por cima porque sim. A única diferença é que diminuí as quantidades que ela fazia para que o rendimento atenda à minha necessidade sem sobrar aquele monte que estraga na geladeira. Impossível não relembrar o carinho da minha velhinha querida que não está mais aqui para me mimar. <3
Arroz doce da Vó Nair
1/2 xícara de arroz
1 pedaço de canela em pau
2 cravos-da-índia
6 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de leite
1 xícara de água
1/2 xícara de leite condensado
Canela em pó a vontade para servir
Em uma panela com fundo grosso, misture o arroz, a canela, o cravo, o açúcar, o leite e a água. Leve ao fogo alto , sempre misturando até começar a ferver. Abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.
Depois deste tempo, acrescente o leite condensado e, sem parar de mexer, cozinhe por mais 5 minutinhos.
Coloque o arroz doce em um pote com tampa, espere amornar e leve para gelar. Sirva com bastante canela em pó.
Esta quantidade rende cerca de 4 a 6 porções. Mantenha sempre em geladeira por até 4 dias.
Lidianne Oliveira
22 de agosto de 2019 em 20:47
Acabei de fazer e ficou perfeito, uma delícia! Obrigada! ❤
Arianne
27 de abril de 2022 em 9:49
Muito bom, adorei!!