Salada de feijão fradinho com vagens e tomatinhos
Parece que está aberta a temporada dos dias mais quentes. E, como eu adoro esta época, já inaugurei oficialmente a seleção de saladinhas especiais.
Aliás, esta salada de feijão fradinho pode até ser servida quente, apesar de eu preferir comê-la bem geladinha. E, para mim, bastam algumas folhas para acompanhar e a refeição está resolvida. Outra alternativa, é substituir o feijão tradicional e servir com arroz branco e uma farofinha, por exemplo.
Bom, independente de como você vai montar sua mesa, minha recomendação é que você experimente esta combinação. As vagens ficam crocantes, os tomatinhos dão um toque adocicado juntamente com a cebola refogada e os temperos completam os sabores. Vale a pena!
Salada de feijão fradinho com vagens e tomatinhos
1 xicara de feijão fradinho
1/2 xícara de vagens (usei da francesa, mais fininha e bem verde)
10 tomatinhos
1/2 cebola roxa
Limão espremido (opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Cozinhe o feijão somente com água (veja AQUI como fazer passo a passo). Depois, escorra-o e reserve.
Lave bem as vagens e os tomatinhos. Retire as pontas das vagens e corte-as em 2 ou 3 pedaços, dependendo do tamanho. Os tomatinhos, corte ao meio. Aproveite e já pique a cebola em cubinhos.
Aqueça um fio de azeite em uma frigideira e refogue a cebola. Quando ela estiver transparente, acrescente as vagens, misture e deixe cozinhar por cerca de 5 a 8 minutos (elas devem continuar crocantes). Desligue o fogo e tempere com sal e pimenta do reino. Deixe esfriar um pouco.
Em uma travessa, misture o feijão cozido e escorrido, as vagens refogadas com a cebola, e os tomatinhos. Prove e tempere com sal, pimenta do reino e algumas gotinhas de limão.
Eu prefiro servir a salada fria, por isso espero amornar e deixo na geladeira por algum tempo. Mas você também pode servi-la quente ou morna, de acordo com a sua vontade.
Estas quantidades servem bem duas porções de salada de feijão fradinho. Para uma refeição leve, se quiser, complemente com uma salada de folhas.
Susan Mary Mello
22 de setembro de 2017 em 14:01
Adorei o site! Receitas ótimas. Parabéns!
Luciana Carpinelli
25 de setembro de 2017 em 1:55
Obrigada, Susan!
Beijo e volte sempre 🙂