Risoto de frutos do mar
A vida nos oferece coisas deliciosas e eu faço questão de aproveitá-las sempre. Frutos do mar, por exemplo, é uma das delícias que não deixo passar nunca.
No fim do ano, passei uns dias em Santos com meus avós e é claro que tive que fazer o já tradicional Risoto de camarão para eles. O problema é que meus pais ficaram com inveja, então tive que levar na mala uma encomenda especial para preparar este risoto de frutos do mar: camarõezões e camarõezinhos, lulas, polvo, mariscos e peixe.
Na hora do preparo, resolvi acrescentar açafrão e o resultado foi esta quase paella, amarelinha e super saborosa.
Risoto de frutos do mar
2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
1/2 cebola grande picada
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/4 xícara de vinho branco (opcional)
+/- 2 1/2 xícaras de caldo de legumes ou de peixe (ou tabletes dissolvidos em água)
1 colher de chá de açafrão em pó (ou 1 pitada de pistilos de açafrão)
250g. de frutos do mar (camarões, lulas, polvo, mariscos etc.)
Sal e pimenta do reino a vontade
Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Dissolva metade do açafrão no caldo e mantenha-o quente.
Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola sem deixar dourar. Junte os frutos do mar e deixe refogar por cerca de 3 a 4 minutos, misturando de vez em quando para cozinhar por igual. Retire os frutos do mar e reserve-os.
Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que ele quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).
Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Aos poucos, vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo.
Quando estiver faltando mais ou menos 1 xícara do caldo, adicione o restante do açafrão e misture. Coloque as últimas conchas de caldo e, assim que o arroz estiver pronto (al dente, cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), junte os frutos do mar refogados, misture-os ao risoto, retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia.
Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto. Misture bem para que a manteiga derreter (margarina não dá o mesmo ponto). Sirva o risoto de frutos do mar nos pratos ou em uma travessa. Eu salpiquei com salsa bem picadinha.
Esta receita serve bem duas pessoas.
Márcio Lordelo
10 de abril de 2020 em 21:32
A receita não está muito clara. Principalmente em relação ao caldo. Se diz utilizar 2 xícaras e meia ao ir cozinhando o arroz, acrescentando aos poucos. Em seguida fala que quando estiver restando aproximadamente uma xícara, adicionar o restante do açafrão. Considerando que nos ingredientes tem descrito somente aproximadamente 2 xícaras e meia, essa conta não bate.
Luciana Carpinelli
11 de abril de 2020 em 3:22
Márcio, você vai cozinhar o arroz com as 2 xícaras e meia de caldo, que vai colocando aos poucos na panela no arroz. Quando tiver colocado 1 e meia no arroz (sobrando 1 xícara do caldo a ser acrescentado), você junta o açafrão ao arroz. Aí continua acrescentando o caldo ao arroz, já com o açafrão normalmente até acabarem as 2 xícaras e meia. Entendeu?