Molho à bolonhesa fake (vegano, sem carne e sem soja)
Não sou vegetariana, muito menos vegana. Mas gosto tanto de experimentar preparações diferentes que adoro esse tipo de receita pois costumam ser fáceis de fazer, super saudáveis e ficam uma delícia. É por isso que já fazia muito tempo que queria experimentar esta versão de molho à bolonhesa vegano, feito sem carne e sem nada de soja.
Neste caso, a alternativa para agregar uma boa dose de proteínas ao molho são as lentilhas. Além de proteínas, possui grande quantidade de cálcio, vitaminas e minerais como fósforo, potássio e magnésio. E o melhor: ela ainda favorece a produção de neurotransmissores como serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.
Ou seja, uma opção saudável, gostosa, super nutritiva e que ainda deixa a gente mais feliz. Precisa de mais o que para te convencer a experimentar? 😉
Molho à bolonhesa fake (sem carne e sem soja)
1/2 cebola média em cubinhos
3 colheres de sopa de alho poró picadinho (ou 1 dente de alho amassado)
1 tomate grande em cubos
1 xícara de lentilhas
1 xícara de molho de tomate (preferencialmente caseiro)
1/2 xícara de água
1 colher de chá de páprica defumada (opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Antes de começar, deixe a lentilha de molho em água quente por pelo menos 1 hora para hidratar.
Aqueça um bom fio de azeite em uma panela e coloque a cebola e o alho poró (ou alho) para refogar. Quando começar a dourar, junte o tomate e deixe cozinhar até ficar macio.
Adicione as lentilhas (eu usei a lentilha vermelha, que é menorzinha, mas pode usar a verde sem problemas), a água e o molho de tomate.
Tempere com a páprica, misture bem e deixe cozinhar em panela semi tampada por cerca de 15 minutos para apurar. As lentilhas devem estar bem macias, quase desmanchando (caso não estejam, deixe cozinhar por mais alguns minutos e, se precisar, acrescente um pouquinho mais de água).
Prove e tempere com sal e pimenta do reino a vontade. Sirva seu molho à bolonhesa vegano em seguida, acompanhando massas, uma bela polenta ou até como recheio de pastéis e tortinhas (para isso, deixe secar um pouco mais para evitar o caldo).
Caso sobre, congele por até 3 meses. Para descongelar, deixe na geladeira de um dia para o outro.
Nirlei Aline
29 de janeiro de 2018 em 16:39
Amei a sugestão do molho. Pode ser congelado?
Luciana Carpinelli
30 de janeiro de 2018 em 13:14
Nirlei, pode sim! Eu congelei uma parte e descongelou super bem.
Vou incluir esta dica no post. Obrigada por perguntar 🙂
Beijo e volte sempre!
Liliana Costa
7 de fevereiro de 2018 em 5:35
Adorei!
Dani Batista
23 de fevereiro de 2018 em 17:28
Incrível, obrigada pela receita! Vou testar o quanto antes por que parece maravilhosa!