Como fazer espaguete de legumes
Espaguete de legumes é um excelente acompanhamento para o dia a dia. Combina com qualquer tipo de molho mas também fica uma delícia assim bem básico, só refogadinho. E ainda cai bem com qualquer carne ou com opções vegetarianas: frango ou bife grelhado, um peixe assado, cogumelos refogados e até com outros legumes.
Apesar de ser super fácil e rápido de fazer, muita gente não tem ideia de como preparar o espaguete de legumes. Foi pensando nisso que resolvi trazer esta dica para cá.
Aliás, é uma ideia fácil para resolver rapidinho o jantar da semana. Aproveite!
Como fazer espaguete de legumes
Para uma porção:
1 abobrinha e/ou cenoura média
1/2 dente de alho bem picadinho
1/4 de cebola picada
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Para preparar o espaguete de legumes, lave bem a abobrinha ou a cenoura. Se preferir, use meia abobrinha com meia cenoura (eu prefiro para deixar o prato mais colorido e nutritivo). Descasque os legumes, corte as pontas e rale no ralo grosso, seguindo o sentido do comprimento.
Dica: eu tenho um raladorzinho que rala “quadrado” (veja a foto abaixo). É excelente para fazer espaguete de legumes pois as tiras não ficam muito finas e ficam bem homogêneas. Este ralador multiuso eu comprei em uma lojinha da Liberdade, em São Paulo, por menos de R$ 5.
Como eu prefiro os legumes al dente, eu nem cozinho o espaguete de legumes antes de prepará-lo. Mas, se quiser, você pode cozinhar as tirinhas em água fervendo com uma boa pitada de sal.
Pouco antes de servir, aqueça o azeite em uma frigideira. Refogue a cebola e o alho até ficarem transparentes, sem dourar. Caso vá misturar a cenoura, comece por ela pois é mais firme que a abobrinha. Coloque a cenoura na frigideira e junte 1/4 de xícara de água filtrada. Misture e deixe cozinhar até a água secar. Somente então junte a abobrinha e deixe refogar por cerca de 3 minutinhos, mexendo de vez em quando com cuidado para não quebrar as tiras.
Tempere com sal e pimenta do reino e sirva em seguida.
Se preferir, sirva com Molho Pesto, um Molho de tomate caseiro, um Molho à bolonhesa e até mesmo um Molho de Gorgonzola.
Ah! E se sobrar um pouquinho do espaguete de legumes, guarde na geladeira e use no dia seguinte para complementar a salada. Fica uma delícia (clique AQUI para ver um exemplo)!
Neide
26 de março de 2018 em 0:15
Adoro suas receitas e admiro sua dedicação e talento. Gratidão!
Luciana Carpinelli
26 de março de 2018 em 2:39
Obrigada, Neide! Fico feliz com o carinho.
Beijo e volte sempre 🙂
Solange
27 de março de 2018 em 4:06
Amei a receita muito nutritiva e saborosa, uma boa opção para o almoço na sexta-feira da paixão.
Beijos,fique com Deus!