Salada de feijão bolinha com carne seca crocante
Quem disse que salada não combina com o inverno? Esta versão pode ser servida fria ou então quentinha, para ninguém reclamar do gelado.
Uma combinação de sabores e texturas super especial, que fica irresistível e ainda vale por uma refeição — mas só se você quiser.
Aproveita a bela desculpa para prestar atenção nas prateleiras do supermercado ou da vendinha perto de casa: aposto que você também vai encontrar este tipo de feijão.
Salada de feijão bolinha com carne seca crocante
1 xícara de feijão cozido e escorrido (veja AQUI como fazer)
50g. de bacon em cubinhos
1 dente de alho bem picadinho ou amassado
1/3 de xícara de cebola picadinha
1/3 de xícara de tomate sem sementes picadinho
1/3 de xícara de cenoura picadinha
1 punhado de cheiro verde bem picadinho
150g. de carne seca cozida e desfiada (veja AQUI como fazer)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Nesta receita, eu usei o feijão bolinha, que é mais arredondado que o carioca ou o preto e bem verdinho. Meus pais trouxeram um pacote orgânico de uma viagem para o interior do estado e hoje a gente já encontra nos supermercados a embalagem de uma marca bem popular de arroz. Mas, se você não encontrar, pode usar outro, até mesmo o branco.
Aqueça uma frigideira ou panela larga e coloque o bacon para soltar a gordura. Se precisar, coloque um fiozinho de azeite. Quando começar a dourar, junte a cebola, o alho e a cenoura, misture e deixe refogar por uns 5 minutinhos.
Enquanto isso, em outra frigideira, aqueça um bom fio de azeite e vá fritando a carne seca desfiada até ficar crocante. De tempos em tempos, vá mexendo para cozinhar uniformemente.
Junte o feijão já escorrido, o tomate, mexa novamente e deixe aquecer bem o feijão. Prove e acerte o tempero, se precisar. Misture metade do cheiro verde e sirva em uma travessa.
Escorra bem a carne seca crocante e coloque sobre o feijão. Finalize com o restante do cheiro verde.
Se preferir, deixe na geladeira antes de servir para resfriar.
Você pode servir esta salada de feijão bolinha como uma entrada ou então complementar com um carboidrato para ter uma refeição completa.
CHEF EM CASA Receitas
17 de agosto de 2018 em 19:08
Adorei, Luciana! Salada com a cara maravilhosa, como tudo o que você faz!