Purê de batata doce roxa
Que eu tenho um fraco com comidas bonitas não é novidade, vivo repetindo isso por aqui. E a queridinha do momento é a batata doce roxa.
Fazia muito tempo que estava atrás dela e cheguei a trazer algumas da minha última visita ao Mercado de Pinheiros. Aí uns dias depois descobri uma barraquinha de orgânicos que sempre tem e agora quero ter pratos roxos e pink na mesa toda toda semana! Mas me diz: tem como resistir a essa cor linda?
A gente alimenta os olhos enquanto não prova o prato e eu já fico feliz antes mesmo de colocar a comida na boca. Esta é uma das preparações mais básicas para ela: purê de batata doce roxa. Tem sabor levemente adocicado que combina com qualquer coisa: de cogumelos salteados a carnes assadas e peixes. Um “up” para qualquer almoço ou jantarzinho básico. Aproveita!
Purê de batata doce roxa
250g. de batata doce roxa em cubos médios
2 colheres de sopa de azeite (ou de manteiga, se preferir)
1 dente de alho bem picadinho ou amassado
1/4 xícara de leite
Sal e pimenta do reino a vontade
Coloque a batata doce em uma panela com bastante água e leve ao fogo alto. Quando ferver, coloque uma colher de sopa de sal e deixe cozinhar até que a batata doce esteja macia (cerca de 15 a 20 minutos). Escorra e amasse a batata em um amassador ou com o garfo mesmo. Se quiser o purê mais fino, bata bem com um mixer.
Aqueça o azeite em uma panela e refogue rapidamente o alho, sem deixar dourar. Coloque a batata amassada e acrescente o leite. Misture para integrar bem todos os ingredientes. Prove e tempere com sal e pimenta a gosto.
Sirva em seguida o purê de batata doce roxa. Eu servi com um fiozinho de azeite e pimenta moída na hora.
Estas quantidades servem bem entre duas e três porções, dependendo dos complementos.
CHEF EM CASA Receitas
24 de agosto de 2018 em 0:14
Acho linda essa cor que a batata roxa deixa no purê. Magnífica.
om
AK BENTO
3 de dezembro de 2018 em 6:32
Receita muito boa
Nelza Martins dos Santos
11 de março de 2019 em 20:27
Foi feito com casca?
Luciana Carpinelli
11 de março de 2019 em 21:45
Não, para o purê usamos apenas a polpa. Na batata doce roxa ela é mesmo roxa linda assim. 🙂