Talharim com molho de queijo reino
Aprender a cozinhar também envolve experimentar pratos e registrar referências de sabores e combinações interessantes. Esta receita é do restaurante Duas Terezas, que a chef Mariana Pelozio aprendeu a fazer com sua avó. Eu não tenho esta lembrança afetiva da infância, mas me apaixonei pela ideia do talharim com molho queijo do reino e pela forma criativa que ela serve o prato.
Resolvi reproduzir esta receita em casa com uma massa integral e usando o queijo Palmyra que eu amo de paixão. E, como um bom creme de leite nunca é demais, não resisti. Para acompanhar, escolhi um vinho espumante o almoço especial estava pronto. Precisa dizer que ficou uma delícia?
Talharim com molho de queijo reino
2 porções de massa (usei talharim fresco)
1 xícara de creme de leite fresco
1/2 xícara de queijo reino ralado
1/4 de xícara de vinho branco
1 pitada de noz moscada ralada
Sal e pimenta do reino a vontade
Coloque uma panela com bastante água para ferver.
Em uma panela, aqueça o creme de leite. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para o mínimo e junte o queijo e o vinho branco. Não pare de mexer até que o queijo derreta completamente e se integre ao creme. Tempere com a noz moscada, pimenta do reino e, se precisar, uma pitada de sal. Desligue o fogo e coloque a massa para cozinhar na água fervente pelo tempo indicado na embalagem para que fique al dente.
Escorra a massa cozida e envolva-a com o molho ainda quente. Divida a massa em dois pratos e distribua por cima um pouco mais de queijo reino ralado antes de servir. Como no restaurante, servi na lata do queijo e enfeitei com um raminho de orégano fresco colhido do vasinho da janela.
Estas quantidades servem duas porções.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.