Massa com cogumelos ao vinho, tomatinhos e vagens
Ah, eu amo cozinhar com vinho. Carnes, vegetais, risotos, massas, molhos… qualquer uma dessas opções fica ainda mais especial com o toque de um bom vinho. E a melhor parte é que, como a gente só usa um pouquinho da garrafa, sobra o resto para gente a gente bebericar enquanto prepara e depois enquanto saboreia o prato.
Esta receita de massa com cogumelos ao vinho é uma livre inspiração em uma que aprendi com a Vivian, do Francinha Cooks, no workshop que ela fez em São Paulo. (Para quem ficou curioso a receita original era esta aqui, se não me engano.) Lembrei de como ela ensinou e no fim não fiz quase nada exatamente como ela ensinou, mas a base é bem próxima: uma boa massa, um bom vinho e, para complementar, alguns outros ingredientes especiais (eu escolhi cogumelos frescos, tomatinhos e vagens francesas). Precisa dizer que ficou uma delícia?
Aproveite a dica e guarde esta receita para ocasiões especiais. Além do vinho, ela é super especial e facílima de fazer. Ótima escolha para um jantarzinho romântico, não acha?
Massa com cogumelos ao vinho, tomatinhos e vagens
300g. de rigatoni (ou outra massa curta como penne ou fusili)
200g. de cogumelos paris frescos e limpos
250ml. de vinho branco
100g. de tomatinhos cereja cortados na metade
100g. de vagens francesas cortadas em 2 ou 3 pedaços
1 cebola média picadinha
3 dentes de alho bem picadinhos ou amassados
2 colheres de sopa de azeite (ou de manteiga, se preferir)
Azeite, sal e pimenta
Coloque a massa para cozinhar em bastante água fervente e salgada por 3 minutos menos do que o indicado na embalagem para ficar al dente.
Em uma frigideira grande, aqueça metade do azeite. Refogue a cebola até que fique transparentes, adicione o alho e refogue por mais um minuto.
Junte os cogumelos fatiados e acrescente o vinho, misture, diminua o fogo e espere reduzir pela metade. Coloque na frigideira o restante do azeite, as vagens e os tomatinhos e mexa.
Em seguida, junte a massa e 2 a 3 conchas da água do cozimento da massa, até formar um molho sedoso. Sirva com lascas de parmesão e o que sobrou do vinho (se é que sobrou!).
Estas quantidades servem duas boas porções.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.