Couve flor assada com páprica
Por aqui, continuo não gostando de couve flor. Por outro lado, amo descobrir novas formas de servir determinado alimento, principalmente quando não vou muito com a cara dele. E este é um excelente exemplo.
Não sou amiga da couve flor seja refogada, gratinada com aquele delicioso creme de queijos, em bolinhos e quetais. Acho sem graça, desbotada, com sabor e textura estranhos e cheiro pior ainda… blergh, sai pra lá! Só que sou teimosa e não há nada que me fascine mais do que desafios. Então, depois de me convencer de que aprendi a gostar de abobrinha, parti para a missão de aprender a comer couve flor.
A questão é que, quando vi a Rita Lobo preparando esta couve flor assada na TV, me interessei principalmente porque ela fica com uma cor linda e também porque adoro qualquer coisa com páprica. Foi então que guardei esta ideia no cantinho do cérebro para um dia testar. E foi pensando nela que trouxe, feliz, um pacote recheado dessas florzinhas brancas para casa.
Preciso dizer que não é meu prato preferido, de forma alguma, mas confesso que até comi feliz esta couve flor assada da Rita e estou até gostando da ideia de prepará-la novamente qualquer dia desses. Experimente — quem sabe você também não gosta?
Couve flor assada com páprica
1/2 couve flor
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de páprica (doce, picante ou defumada)
Sal e pimenta do reino a vontade
Com cuidado para não despedaçar a couve flor, corte-a em floretes não muito pequenos. Retire o excesso de talo (você pode congelar e depois utilizar para preparar uma sopa ou caldo de legumes; com as folhas você pode fazer um delicioso Molho Pesto). Lave, seque bem e arrume em um refratário ou assadeira em que os pedaços caibam com certa folga, sem se sobrepor.
Em uma tigela pequena, misture bem o azeite com a páprica (você pode escolher a sua preferida; eu gosto de usar a defumada), uma pitada de sal e outra de pimenta do reino. Pincele os pedaços de couve flor com o azeite temperado (ou regue e espalhe com as mãos para cobrir toda a superfície da couve flor.
Leve ao forno preaquecido em 220 ºC para assar por cerca de 40 minutos, até que os floretes estejam bem dourados — na metade do tempo, vire os pedaços para assar homogeneamente. Retire do forno e sirva a couve flor assada em seguida.
Estas quantidades servem entre duas e três porções. A couve flor assada fica uma delícia acompanhada de uma bela salada de folhas.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.