Purê de castanhas portuguesas (salgado)
As castanhas portuguesas começam a ficar mais fáceis de serem encontradas nesta época de fim de ano. É por isso que este purê de castanhas portuguesas vira um excelente acompanhamento para as ceias das Festas de Fim de Ano.
O sabor é muito especial! Um leve adocicado no fundo e o toque especial da noz moscada que conquista todo mundo. E vale reforçar: este é um purê salgado.
Fica bem particularmente com o Bacalhau confitado, mas também faz bonito ao lado de uma carne suína ou de aves. Com certeza vai surpreender e ser o sucesso da mesa.
Purê de castanhas portuguesas (salgado)
250g. de castanhas portuguesas cozidas e descascadas
1/4 de xícara de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de noz moscada ralada na hora
Sal e pimenta do reino a vontade
As castanhas você pode comprar já cozidas, congeladas ou em embalagem à vácuo. Caso compre as frescas, é só cozinhar em panela de pressão com água uns 3 dedos acima das castanhas por cerca de 20 minutos. Depois, descasque-as.
Coloque as castanhas já cozidas com o leite em uma panela pequena. Deixe cozinhar em fogo baixo até que elas estejam bem macias.
Transfira para um processador de alimentos com a manteiga (mantenha o leite) e processe até obter um creme homogêneo. Se preferir, use um mixer.
Prove e tempere com a noz moscada, sal e pimenta do reino. Sirva em seguida. Se quiser, complemente com cebolas fritas (veja como fiz a cebola tostada para acompanhar o o Bacalhau confitado — clique AQUI).
Estas quantidades rendem duas porções do purê de castanhas portuguesas.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.