Gratin dauphinois (batata gratinada com molho bechamel)
Batatas sempre são uma boa escolha como acompanhamento de qualquer prato, mas sempre é bom variar o preparo: fritas, cozidas, assadas, amassadas em um purê ou então gratinadas e charmosas como nesse gratin dauphinois.
Gratin Dauphinois, receita típica do sul da França (mais especificamente da cidade de Dauphiné, na Provence), é um prato reconfortante que agrada a todo mundo. Preparado com ingredientes simples como a batata, leite, queijo e manteiga, fica ótimo com carnes assadas ou grelhadas — seja um bife acebolado ou um belo carré de cordeiro.
Sem contar que é super fácil de fazer. Depois da primeira tentativa, tenho certeza de que virará um clássico também na sua mesa!
Gratin dauphinois (batata gratinada com molho bechamel)
250g. de batatas
1 colher de sopa de manteiga
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 xícara de leite ou creme de leite fresco
1/2 xícara de queijo (gruyére ou parmesão ralado)
Sal e pimenta do reino a vontade
Descasque as batatas e corte fatias bem finas (preferencialmente com um mandolim para que fiquem todas com a mesma espessura — quanto mais grossas, mais tempo demorarão para cozinhar). Deixe-as sobre um pano de prato limpo para que não fiquem muito úmidas.
Em uma panela pequena, derreta a manteiga e refogue rapidamente o dente de alho sem dourar. Acrescente a farinha de trigo, misture bem até começar a borbulhar, despeje o leite sobre a mistura (você vai preparar um roux, que serve para engrossar o molho). Mexa sempre para não empelotar até engrossar um pouco. Tempere com sal (lembre-se de que o queijo já é salgado) e pimenta do reino e, por último, adicione o queijo ralado reservando um pouco para colocar por cima.
Unte o refratário/forminha com um pouco do molho de queijo e depois vá intercalando camadas de batata e de molho. Finalize com o queijo ralado reservado e cubra com papel alumínio.
Leve ao forno pré-aquecido em 180º por cerca de 20 minutos. Depois deste tempo, retire o papel alumínio, aumente a temperatura para 220º e deixe assar por mais uns 10 a 15 minutos ou até gratinar com a cobertura bem dourada. Espere esfriar um pouquinho para servir às colheradas, assim seu gratin dauphinois não desmancha antes de chegar ao prato.
Com estas quantidades você prepara duas boas porções.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.