Sagu de coco
Sagu de coco é uma sobremesa super saborosa e facílima de fazer. Feita apenas com ingredientes bem brasileiros e nada de invencionice, de superalimentos, de mágica ou milagre, é naturalmente sem lactose, sem glúten e vegana.
Na receita vão somente as bolinhas de sagu, leite de coco, canela em pau, cravo, água, um pouco de açúcar e o coco fresco ralado (ok, se não tiver pode ser o de saquinho mesmo, vai!). Só isso. E precisa de mais alguma coisa?
Dia desses peguei um potinho de canjica no refeitório da empresa em que trabalho e surpresa! Não era canjica, era um sagu feito com leite. Como tenho intolerância à lactose, a escolha do leite de coco pareceu óbvia e ficou ótima. Esta receita eu lembro de ter visto em algum lugar — não sei por que ela me remete à chef Carla Pernambuco, mas posso estar bem enganada.
Enfim, para fazer um charme na foto, usei tiras de coco tostadinhas mas na verdade nem precisava.
Sagu de coco
1/3 de xícara de sagu
1 xícara de leite de coco
1 e 1/2 xícara de água
2 a 4 colheres de sopa de açúcar
1 pedaço de canela em pau
2 cravos da Índia
1/2 xícara de coco ralado
Tiras de coco tostado para enfeitar (opcional)
Coloque o sagu em uma tigela, cubra com água filtrada e deixe de molho por pelo menos 1 hora.
Escorra a água e coloque o sagu em uma panela. Junte o leite de coco, a água, a quantidade de açúcar conforme preferir (eu uso sempre o demerara e só 2 colheres mesmo), a canela em pau e o cravo, misture bem e leve ao fogo baixo.
Quando ferver, junte o coco ralado e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando para não pegar no fundo. Prove e, se precisar, ajuste o açúcar ou acrescente canela em pó.
Coloque em um pote bem fechado e mantenha na geladeira por até 3 dias (fique atento pois, se usar o coco fresco, ele pode azedar antes disso).
Na hora de servir, enfeite com tirinhas de coco (use o descascador de legumes para tirar as fatias bem finas e toste rapidamente na frigideira até começar a dourar).
Estas quantidades rendem cerca de 4 porções.
Andreia Teixeira
31 de março de 2020 em 19:55
Uma delícia. Acrescentei uma sobrinha de creme de leite que estava na geladeira. Bom demais.