Massa com molho branco e espinafre (sem lactose, vegana)
Vivendo e aprendendo, não é mesmo? Outro dia, tomei matchá com leite no café da manhã crente que estava arrasando com o ferro do chá verde e, como postei no Instagram, algumas pessoas me alertaram que não deveria combiná-lo com leite pois o cálcio dificulta a absorção do ferro pelo organismo.
Errei de manhã mas já aprendi com o erro, porque o plano para o almoço seria preparar um molho de queijo de cabra (também rico em cálcio) e espinafre por causa do ferro.
Fui então em busca de ingredientes para preparar uma alternativa ao molho branco com queijo e acabei inventando um molho com base de castanhas e palmito para receber as folhas de espinafre. E não é que ficou uma delícia?
Para completar, uma massa artesanal integral também de espinafre, tomatinhos e castanha do Pará ralada para enganar os olhos, já que resolvi que evitaria também o queijo parmesão.
Aprendam comigo, meus amigos: evite o cálcio junto do ferro. O melhor mesmo é chupar uma laranja ou tomar uma limonada pois a vitamina C, sim, ajuda na absorção do ferro.
Massa com molho branco e espinafre (sem lactose, vegana)
2 porções de massa (usei penne de espinafre sem ovos)
1/2 xícara de palmito em conserva picado
1/2 xícara de castanhas de caju
1/2 cebola grosseiramente picada
1 dente de alho grosseiramente picado
1 xícara de água filtrada
2 xícaras de folhas de espinafre lavadas e secas (pode dar uma amassadinha para caber bastante)
10 tomatinhos cortados ao meio
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Comece colocando as castanhas de caju de molho em água fervente suficiente para cobrir e deixar 1 dedo de água acima do nível das castanhas. Deixe pelo menos 1 hora ou até da noite para o dia.
Coloque a massa para cozinhar em água fervente pelo tempo indicado na embalagem para que fique al dente.
Em uma outra panela, aqueça um bom fio de azeite e refogue a cebola e o alho até que estejam transparentes (não deixe dourar). Junte o palmito escorrido do líquido da conserva e enxaguado em água corrente, tempere com sal e pimenta do reino e deixe refogar por mais uns 4 ou 5 minutinhos. Desligue o fogo.
Escorra as castanhas e descarte a água do molho. No liquidificador ou com o mixer, bata as castanhas escorridas com 1 xícara de água filtrada até ficar bem homogêneo. Junte o refogado de palmito e bata também para obter um creme.
Retorne esse creme à panela e deixe engrossar até o ponto que preferir (mais grosso ou mais ralo). Prove e corrija o tempero, se necessário. Junte as folhas de espinafre, misture e desligue o fogo em seguida.
Envolva a massa com molho branco e espinafre e sirva em dois pratos. Por cima, coloque os tomatinhos e regue com um fio de azeite. Se quiser, rale castanhas do Pará por cima como se fosse queijo.
Estas quantidades rendem duas boas porções.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.