Como organizar uma ceia de Natal ou Ano Novo
Não tem jeito, esta época é sempre a mais gostosa, seja por causa das comidinhas das ceias de Natal e de Ano Novo, seja pelos happy hours e confraternizações com a família e os amigos. Aliás, este ponto — os encontros especiais de fim de ano — podem gerar muita dor de cabeça para quem organiza a festa.
Calma que eu estou aqui justamente para deixar tudo mais fácil, sem neura!
Receber familiares e amigos em casa é sempre uma grande alegria, mas quando se está acostumado a cozinhar para 2 ou 1, pensar nas quantidades pode virar um pesadelo — ou uma geladeira lotada de sobras às vezes por mais de uma semana.
Para acertar em cheio na conta do que será necessário para que o almoço ou o jantar da Natal ou Ano Novo seja um sucesso, o primeiro passo é escrever a lista de convidados. Entre em contato com todos eles e confirme as presenças, assim como se levarão acompanhantes — mesmo com estas confirmações preveja algumas porções a mais na conta de quantidades pois seu cardápio pode ficar tão gostoso que alguém irá repetir. 😉
Com o número final em mãos, chega a hora de calcular as quantidades. Para não sobrar nem faltar nada, use as seguintes referências:
– Salada: considere mais ou menos um prato médio por pessoa (o que couber no prato)
– Massa: 150g. por pessoa
– Molho: 150g. por pessoa
– Carne: 250g. por pessoa
– Vinho: 2 taças por pessoa (1 garrafa de 750ml. serve 5 taças)
– Cerveja: 2 a 3 latas por pessoa (se estiver calor, dobre a quantidade)
– Refrigerante: 2 a 3 copos de 300ml. por pessoa (se estiver calor, dobre a quantidade)
– Sobremesa: 100g. de sorvete ou doce por pessoa ou 150g. de frutas por pessoa
Em geral, a média total de comida por pessoa deve ficar entre 500g. e 600g. É bom, entretanto, considerar o quanto seus convidados costumam comer (sempre tem aquele que come bastante, ou a que vive de dieta — geralmente um compensa o outro, mas o grupo pode não ser tão equilibrado).
Em ocasiões como as ceias de Natal e Ano Novo ou confraternizações, o ideal é dividir entre os convidados as responsabilidades pela realização da festa: um cuida da recepção (decoração, organização da casa, louças e mesas/cadeiras), outro fica responsável pelas bebidas, os pratos também são distribuídos… assim ninguém fica sobrecarregado e todos contribuem.
Para facilitar, é importante ter um cardápio bem definido.
Para começar, escolha alguns petiscos e entradas como tira-gostos (os básicos amendoins, um mix de queijos, patês, bruschettas ou crostinis) para a chegada; uma entrada (como uma salada); um prato principal ou mais dependendo da quantidade de pessoas (geralmente os assados, principalmente as carnes e aves); um ou dois acompanhamentos e a sobremesa, para adoçar o papo.
Para se inspirar, confira esses posts com sugestões de receitas, seleções especiais e cardápios completos ou explore as publicações da tag #ReceitasDaCeia:
_ 45 receitas de acompanhamentos para as ceias de Natal e Ano Novo
_ 40 sobremesas deliciosas para as ceias de Natal e Ano Novo
_ 85 receitas para as Ceias de Fim de Ano (Natal e Ano Novo)
_ 10 sugestões de cardápio completo para as ceias de Natal e Ano Novo
_ Receitas para as ceias de Natal e de Ano Novo 2015-2016
_ Receitas para as ceias de Natal e de Ano Novo 2014-2015
_ Receitas práticas e fáceis para as ceias das Festas de Fim de Ano
Depois, é só arrumar a mesa e dar aquele toque especial com arranjos, além de preparar uma longa playlist de músicas para embalar o encontro! 😉
Pensar em todas essas variantes com antecedência evita saias justas no momento em que você menos espera e transforma o encontro em um momento agradável e tranquilo, que todos aproveitam.
Ah! E para que os anfitriões não desistam antes mesmo da festa só de pensar na louça para lavar depois, uma dica de ouro para o ano todo: Lavar louça pode ser mais fácil. Garanto que o trabalho diminui bastante com alguns truques simples.
E não esqueça de que o principal ingrediente para uma ceia feliz é o Amor. <3
Ariane
4 de maio de 2022 em 18:45
Muito bom, adorei!!