Berinjela oriental com purê de feijão branco
Ingredientes simples, como feijão branco, berinjela e cebola são transformados em menos de meia hora em um prato muito incrível: berinjela oriental ao missô com purê de feijão branco e cebola crocante.
Tem o molho agridoce e super saboroso que envolve os cubinhos tostados de berinjela, tem o frescor da cebolinha, as sementes de gergelim, esse creme de feijão que fica surpreendentemente interessante e, para terminar, ainda tem o crocante dessa cebola.
Se eu fosse você, aproveitava logo que todas essas receitas já estão no blog para experimentar. 😉
Berinjela oriental com purê de feijão branco
Para o purê de feijão branco:
1 xícara de feijão branco cru
1 colher de sopa de óleo vegetal ou azeite
2 dentes de alho bem picadinhos ou amassados
1/2 xícara de leite de coco
Sal e pimenta do reino a vontade
Crisps de cebola (clique AQUI para acessar a receita)
Para a berinjela oriental:
1 berinjela média
2 colheres de sopa de missô (pasta fermentada de soja)
1/3 xícara de saquê mirin
2 colheres de sopa de molho shoyu
1 colher de sopa de mel
1 pimenta dedo de moça sem as sementes bem picadinha
1 a 2 colheres de chá de gengibre ralado
Cebolinha fatiada e gergelim tostado bem fininha para servir
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Comece preparando os crisps de cebola. Reserve.
Coloque o feijão em uma tigela grande e cubra com água quente, deixando cerca de dois dedos de água acima do nível do feijão. Deixe de molho de um dia para o outro. Depois, escorra a água e enxague em água corrente.
Coloque os feijões em uma panela de pressão, cubra com água (2 dedos de água acima do nível do feijão), tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando a panela começar a chiar, abaixe o fogo para o mínimo e conte 15 minutos.
Enquanto isso, lave bem a berinjela e corte-a em cubos não muito pequenos. Aqueça um fio de azeite em uma panela e coloque a berinjela para refogar.
Em uma tigela grande, misture o missô com o saquê, o shoyo, o mel, a pimenta e mais ou menos 1 colher de chá de gengibre, dissolvendo tudo muito bem. Quando a berinjela começar a dourar, junte o molho e deixe cozinhar até reduzir e engrossar um pouco. Prove e, se precisar, corrija o sal. Se quiser, coloque o um pouco mais de gengibre. Reserve a berinjela mantendo-a aquecida.
Espere a pressão da panela do feijão sair antes de abrir a panela. Escorra o feijão (você pode guardar o caldo para fazer sopas — congele por até 3 meses).
Aqueça o óleo ou azeite em uma panela de fundo grosso e refogue o alho sem deixar dourar. Coloque o feijão bem escorrido e tempere-o bem com o refogado. Junte o leite de coco e bata com um mixer ou no processador de alimentos (no liquidificador pode ser mais difícil, mas não impossível — vá pausando e, com uma espátula, abaixe o creme batido) até ficar um purê homogêneo).
Retorne o purê batido à panela e vá mexendo sempre até engrossar e ficar com textura de purê. Tempere com sal e pimenta do reino a vontade.
Sirva o purê de feijão branco com um fiozinho de azeite e as cebolas por cima. Junte no prato a berinjela oriental ao missô, regando com um pouco do molho e salpicando a cebolinha fresca e o gergelim por cima. Para uma refeição completa, acompanhe de uma salada de folhas com tomate.
Esta quantidade rende duas boas porções.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.