Fondue de queijos de cabra servido no pão
Este fondue de queijos de cabra é super especial e fica um charme se for à mesa servido dentro de um pão italiano. Pode até não parecer, mas esta versão é super fácil de preparar, fica pronta rapidinho e não tem erro: conquista todo mundo.
Descobri recentemente que os queijos de cabra têm bem menos lactose que os de leite de vaca e adorei. Para mim, que tenho intolerância leve, não me fez mal, o que é ótimo. ❤️
Então, usei como base o queijo cremoso Soigon importado pela Calimp Importadora e um pedaço do cablanca para dar o toque de elasticidade típico do fondue.
Eu amo servir fondue no pão porque a gente pode comer a “panela” e, além disso, o fundinho lambuzado com os queijos vira um café da manhã incrível no dia seguinte. Fica a dica! 😉
Fondue de queijos de cabra servido no pão
140g. de queijo de cabra cremoso
100g. de queijo de cabra cablanca em cubinhos
1 xícara de creme de leite fresco
1/2 xícara de vinho branco seco
1 colher de chá de maisena
1 boa pitada de noz moscada ralada na hora (opcional)
1 pão italiano redondo
Pão italiano ou baguette cortados em cubos para acompanhar
Antes de começar, prepare o banho-maria: coloque uma panela de boca larga com água em fogo baixo e apoie sobre ela uma outra panela menor (preferencialmente que tenha cantos arredondados).
Dilua a maisena no vinho e reserve.
Em seguida, junte os queijo cremoso (usei o queijo cremoso natural da Soignon) e o queijo em cubos com o creme de leite e mexa lentamente com uma colher de pau ou espátula de silicone para obter uma massa homogênea, com o queijo totalmente derretido.
Regue com a solução de maisena e vinho e continue mexendo até que o fondue fique cremoso. Por fim, tempere com a noz moscada, se for usar.
Caso o fondue fique muito espesso, dilua-o com um pouco mais de vinho branco.
Corte uma “tampa” quadrada no pão e vá retirando o miolo com cuidado para não furá-lo ou deixar muito finos as laterais e o fundo. Reserve os pedaços retirados em um recipiente para mergulhá-los no fondue pronto.
Antes de levá-lo à mesa, despeje o creme de queijo dentro do pão, recoloque a tampa, envolva-o em papel alumínio e leve ao forno por cerca de 15 minutos. Retire-o e sirva imediatamente acompanhado do miolo reservado, ainda com o papel alumínio para que não esfrie rapidamente. Ao longo da refeição, vá cortando os pedaços do pão e se servindo dele — fica excelente!
Se preferir, coloque o creme em uma panela de fondue e sirva ainda bem quente acompanhado com cubos de pão.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.