Panquecas sem glúten de ricota temperada
Segunda-feira é o dia internacional de dar preferência aos pratos mais leves. Mas quando o tempo esfria, a opção de saladas acaba não agradando tanto e a tendência é ir direto aos pratos quentinhos (e geralmente mais pesados). Uma alternativa saborosa, nutritiva e super light é essa panqueca que pode ser recheada com ricota ou outros ingredientes de sua preferência. Excelente alternativa aos celíacos e também àqueles que procuram evitar o glúten em sua alimentação.
Panquecas sem glúten de ricota temperada
1 ovo
2 colheres de sopa de leite em pó
6 colheres de sopa de amido de milho
1/4 xícara de água
1 pitada de sal
+/- 150g. de ricota temperada
Molho de tomate e queijo ralado para servir
Para a massa, bata o ovo com um batedor de arame (fouet) até que comece a espumar. Adicione o leite em pó, a água, e o amido de milho aos poucos, mexendo bem para que a massa fique homogênea. Por fim, acrescente o sal.
Aqueça uma frigideira antiaderente de 18 cm de diâmetro em fogo baixo e unte-a com algumas gotas de óleo. Despeje 1 concha da massa no centro da frigideira e gire-a até que a massa cubra toda a superfície.
Quando a massa começar a soltar das bordas, vire-a com o auxílio de uma espátula. Mantenha na frigideira até o disco estar levemente dourado. Passe-o para um prato e repita a operação com o restante da massa (deve render 4 discos, que podem ser congelados depois de prontos).
Na hora de servir, recheie com a ricota temperada ou com os ingredientes de sua preferência (queijo e presunto, queijos, carne moída, carne moída com cenoura, carne seca, carne louca ou carne louca de frango etc.) e sirva com seu molho preferido (molho de tomate, molho branco, molho de queijos, molho funghi, molho de tomate com funghi e ricota). Se quiser, leve ao forno para gratinar com um pouquinho de queijo ralado por cima.
Dica: você também pode congelar as panquecas já recheadas com um pouquinho mais de molho que você usaria para servir. Retire do congelador e deixe descongelar na geladeira por pelo menos 1 hora e depois leve ao forno ou ao microondas com um pouquinho de queijo por cima até aquecer.
Pingback
31 de maio de 2014 em 11:34
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/05/31/top-10-as-receitas-mais-acessadas-de-maio2014/
Pingback
7 de junho de 2014 em 11:34
https://cozinhandopara2ou1.com/2014/06/07/20-receitas-faceis-e-praticas-para-um-jantar-romantico-no-dia-dos-namorados/
Andressa
1 de fevereiro de 2016 em 13:47
Olá. Adorei a receita, Eu posso substituir o leite em pó por outro ingrediente?
Luciana Carpinelli
1 de fevereiro de 2016 em 15:58
Andressa, obrigada!
Mas infelizmente não conheço nenhum outro ingrediente para substituir o leite em pó. Se você descobrir, conta pra gente?
Beijo e volte sempre 🙂
VINICIUS PATIÑO
28 de setembro de 2018 em 19:11
tem quantas calorias??
Luciana Carpinelli
29 de setembro de 2018 em 3:47
Meu amigo, não sei… não sou nutricionista, não tenho ideia de como calcular.
Bruna
3 de fevereiro de 2020 em 16:32
Ao invés do leite em pó posso utilizar leite normal?
Luciana Carpinelli
3 de fevereiro de 2020 em 17:39
Bruna, para substituir o leite em pó por leite de vaca (líquido), você precisaria diminuir a quantidade dos outros líquidos para equilibrar a textura da massa. Infelizmente não sei exatamente quanto de água seria ideal neste caso.