Panqueca de milho
Café da manhã, para mim, não pode faltar — principalmente depois que descobri que minha insulina estava descontrolada e comecei a tomar remédio, se fico muito tempo sem comer a glicemia vai lá embaixo e passo mal. No dia a dia, a preguiça e a correria não me permitem inventar muita moda, mas gosto de aproveitar o fim de semana e os cafés da manhã tardios e longos para experimentar coisas diferentes no desjejum.
Estas panquequinhas de milho são uma ótima opção para um brunch caprichado ou até mesmo para um almoço mais leve, acompanhadas de uma boa salada. A receita é da Rita Lobo. Assisti o preparo no programa Cozinha Prática e depois dei de cara com ela em uma visita ao Panelinha e não resisti.
Panqueca de milho
1 lata de milho verde
1 ovo
1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de fermento em pó
2 talos de cebolinha picados
Sal e pimenta do reino a vontade
Manteiga para untar a frigideira
Em uma tigela grande, bata com um garfo ou um fouet o ovo, o leite, a manteiga e a farinha até obter um creme homogêneo. Tempere com sal e pimenta do reino.
Para terminar, envolva o milho escorrido, a cebolinha e o fermento, sem bater muito.
Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte-a com um tiquinho de manteiga (espalhe com um papel toalha para retirar o excesso). Coloque uma colher de servir arroz de massa sobre a frigideira e espere dourar o lado de baixo. Com a ajuda de uma espátula, vire a panquequinha e espere dourar o outro lado.
Retire a panqueca da frigideira e coloque em um prato. Repita o processo desde untar a frigideira até acabar a massa. Para mim, esta quantidade rendeu 8 panquequinhas.
Sirva com os complementos de sua preferência: requeijão, queijos, frios, patês, folhas, saladas etc.
Pingback
14 de fevereiro de 2015 em 16:26
http://www.cozinhandopara2ou1.com.br/2015/02/14/receitas-para-preparar-um-brunch-delicioso/