Como fazer tempero completo caseiro
Que eu sou mega preguiçosa na cozinha acho que não é novidade, né? Se alguém ainda não sabe, amo cozinhar, mas busco sempre simplificar ao máximo as preparações para deixá-las mais simples e fáceis, diminuir o trabalho e também a louça que sobra depois. E é óbvio que muitas vezes acabo desistindo de fazer qualquer coisa quando penso que preciso cortar cebola e alho para o refogado.
É por isso que sempre tenho na geladeira um potinho com este “tempero completo” caseiro, que encurta o tempo de preparo e agiliza bastante na hora da fome. É uma mistura simples dos principais ingredientes que usamos para temperar a comidinha de todos os dias, mas com alguns segredinhos aprendidos com a Vó Nair para que ele não estrague antes do uso. Dica indispensável para qualquer cozinheiro preguiçoso!
Como fazer tempero completo caseiro
2 cebolas médias
5 dentes de alho
1 punhado de ervas frescas rasgadas
2 ou 3 rodelinhas de pimenta dedo de moça (opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Na verdade não existe fórmula exata para este tempero, tudo depende muito de suas preferências e do seu paladar. Estas quantidades são as que eu costumo usar, com algumas poucas variações (basicamente de acordo com o que tenho em casa).
Descasque as cebolas e os dentes de alho e pique grosseiramente apenas para diminuir o tamanho. Depois, coloque-os no processador de alimentos, acrescente as ervas e a pimenta, se for usar, e bata tudo até ficar bem homogêneo. Se preferir, corte tudo bem pequeno com a faca. Eu costumo usar salsa e cebolinha, mas você pode variar ou usar suas preferidas.
Para conservar melhor o tempero, é necessário temperar com sal. Para essa quantidade, costumo usar mais ou menos 1/2 colher de sopa rasa de sal, que processo junto para distribuir bem — já aproveito e coloco uma boa pitada de pimenta do reino também.
Depois de batido, coloco o tempero em um pote limpo e bem fechado. Além disso, o azeite evita que o tempero oxide. No total, uso umas 2 colheres de sopa de azeite, mas vou colocando aos poucos por cima, à medida que retiro as colheradas de tempero. O azeite deve formar uma camadinha por cima da cebola e do alho batidos, toda vez que o pote voltar à geladeira.
Conserve o tempero por até uma semana, sempre lembrando de repor o azeite por cima.
Carla Colombo
16 de setembro de 2014 em 12:28
ótima dica!!!
Luciana C.
16 de setembro de 2014 em 12:37
Faz tempo que estava aqui, mas sempre que olhava pra foto achava meio bobo compartilhar. Mas é uma dica válida e bem prática, né?
beijo 🙂
Pingback
24 de novembro de 2014 em 12:42
http://www.cozinhandopara2ou1.com/2014/09/30/top-10-as-receitas-mais-acessadas-de-setembro2014/