Brigadeiro sem leite condensado
Eu acredito muito que na alimentação a gente pode tudo, desde que sem exageros. Isso porque, para mim, é muito pior ficar passando vontade e deixá-la acumular a ponto de perder o controle. Pode comer uma friturinha de vez em quando, é só não abusar. Doce também pode, em porções pequenas e uma vez por semana. O ponto principal é saber escolher e pesar suas escolhas.
Para evitar os deslizes, evito comprar itens que favoreçam a comilança desenfreada (principalmente leite condensado e doces prontos em geral). A não ser em situações especiais em que preciso preparar uma sobremesa caprichada, não tenho essas coisas na despensa. Mas aí, quando aquela vontade urgente de algo bem açucarado aparece, o primeiro exercício é inventar uma receita com o que tem disponível.
Tinha visto uma vez uma amiga fazer brigadeiro com leite de vaca, sem leite condensado, mas usando uma gema para dar o ponto de enrolar. Como achei que com a manteiga e o chocolate seriam suficientes para engrossar o leite, resolvi tentar sem (odeio quando sobra só claras ou só gemas na geladeira, por isso evito ao máximo). Demorou um pouquinho mais mas ficou com textura excelente tanto para comer de colher como para enrolar as bolinhas — e gostei tanto que já fiz outras vezes. Sem o doce exagerado do leite condensado, o sabor fica bem equilibrado e agradável.
Brigadeiro sem leite condensado
1 xícara de leite de vaca (pode ser desnatado)
3 colheres de sopa de chocolate em pó (pode ser cacau ou achocolatado ou alfarroba em pó)
3 colheres de sopa de açúcar (não use o açúcar se for usar achocolatado no lugar do chocolate em pó)
2 colheres de sopa de manteiga (pode ser óleo de coco ou margarina, se preferir)
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, misturando com uma colher de cabo longo para integrar bem todos eles.
Continue mexendo por 25 a 30 minutos até engrossar (a consistência vai depender se você vai servir no potinho, de colher, ou então enrolado na forminha). Retire do fogo, coloque em um prato e espere esfriar.
Sirva em copinhos, tacinhas ou então enrole e passe pelo granulado. Esta quantidade serve até 8 copinhos ou mais ou menos 15 brigadeiros.
Amanda Fernandes
2 de outubro de 2014 em 19:13
Certeza que gostoso ficou né? =)
Emanuelle Pies
2 de outubro de 2014 em 23:24
Sera que funciona com leite sem lactose? Seria uma ótima solução para matar minha vontade!!
Luciana C.
2 de outubro de 2014 em 23:30
Nossa, ficou MUITO gostoso, Amanda! Experimenta. 🙂
Luciana C.
2 de outubro de 2014 em 23:31
Emanuelle, eu nunca tentei, mas acho que vale a pena fazer para ver se funciona. O sabor fica muito bom, bem parecido com o brigadeiro “de verdade”. 😉
Keilla Teixeira
23 de outubro de 2014 em 10:32
Qual a temperatura d fogo? Baixo, tipo 180°?
Luciana Carpinelli
4 de novembro de 2014 em 20:57
Keilla, não sei te dizer exatamente. Eu usei a chama baixa do fogão, mexendo sempre.
Ajuda?