Caldo verde vegetariano
Já faz alguns anos que optei por parar de comer carne vermelha (de boi). Foi uma decisão influenciada pelos meus pais, que já tinham feito a escolha há mais tempo, e bem radical. Parei de comer e ponto. Confesso que continuei sentindo vontade de comer alguns pratos, principalmente churrasco, mas em pouco tempo passou e sigo assim desde 2006.
Depois disso, não comer mais outros tipos de carne foi se tornando cada vez mais natural. Não fiz mais nenhuma imposição a mim mesma, simplesmente fui perdendo a vontade. Hoje, a minha excessão são os frutos do mar. Gosto muito de comida japonesa e também de outros pratos que levam peixe, mas raramente aparecem na minha cozinha; 1 ou 2 vezes no mês já bastam para mim.
Por isso, a grande parte das refeições aqui em casa são vegetarianas. Quando pensamos em opções sem carne, ou sem mistura, tudo fica mais leve e mais saudável. Espero poder contribuir mais com receitas assim por aqui. Para hoje, deixo um caldo verde vegetariano que é super rápido de fazer. Não gosto de pensar em substituições para a carne, mas dessa vez, a ricota defumada fez um ótimo papel de bacon (ou de calabresa) nessa sopa. Não deixe de experimentar!
Caldo verde vegetariano
4 batatas grandes cortadas em cubos
2 a 4 folhas de couve manteiga em tirinhas
1 cubo de caldo de legumes ou 1 litro de caldo caseiro
1 pedaço pequeno de ricota defumada em cubos (100g.) — opcional
1 colher de sopa de cebola picada
1 colher de sopa de alhos picados
2 colheres de sopa de azeite
Pimenta do reino a vontade
Em uma panela grande, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem douradinhos. Coloque as batatas já cortadas em cubos, tempere com sal e pimenta e refogue também por 3 minutos.
Jogue o cubo de caldo de legumes e cubra as batatas com água fervendo ou use o caldo caseiro. Quando as batatas estiverem cozidas, bata a sopa no liquidificador e volte para a panela.
Coloque os cubinhos de ricota defumada e desligue o fogo. Na hora de servir, se quiser, refogue a couve com azeite ou manteiga rapidamente e sirva por cima do caldo.
Esta quantidade rende duas porções bem servidas.
Ana Pasqua
15 de setembro de 2014 em 23:57
Adorei a dica! Estou também partindo pro vegetarianismo, porém preciso largar o peixe e frutos do mar. A dica ´foi ótimo, procurei tanto no inverno essa receita sem a tal da carne mas não encontrei. Valeu!
Luciana C.
16 de setembro de 2014 em 0:33
Ainda estamos no inverno, e a previsão ė de que a temperatura abaixe um pouco nos próximos dias. Dá tempo de aproveitar! 😉
Beijo.
Fernanda
16 de setembro de 2014 em 23:01
Meu caso é um pouco mais sério porque a única proteína animal da qual ainda gosto é o queijo e o iogurte. Minhas opções não são muitas, como vc vê… Quando vejo receitinhas como essa, ganho o dia ou, no caso, a noite!
Beijão!
lecantalice
18 de setembro de 2014 em 20:30
Também sou vegetariana. Não sei cozinhar nada, mas está nos meus planos aprender o mais rápido possível. Adoreeei o blog! Parabéns!
Luciana C.
19 de setembro de 2014 em 1:33
Fernanda, imagino como deve ser difícil! A Giulia promete trazer sempre mais receitinhas vegetarianas e deliciosas.
Beijo e volte sempre 🙂
Luciana C.
19 de setembro de 2014 em 1:40
Lecantalice, esta é uma ótima receita para começar! Aproveite a oportunidade e depois volta aqui pra contar como foi e escolher o próximo prato. 🙂
Beijo!
Sam
29 de abril de 2016 em 16:38
Adorei! Vou fazer hoje a noite! A ricota é uma boa ideia pra substituir a calabresa