Geleia de pimenta caseira
Faz bem pouco tempo que perdi meu paladar infantil — aquela coisa de dizer que só gosta de macarrão, bife e batata frita — pois foi quando comecei a ter coragem de experimentar sabores que inicialmente eu não gostava mesmo sem ter conhecido direito. Até hoje não topei provar jiló e quiabo (por puro preconceito), mas acho que estou no caminho.
A pimenta é muito presente na minha família (minha mãe gosta tanto que chega a comer pimenta pura com pão), mas ela sempre chegou à mesa em separado, assim quem queria colocava direto no prato. Eu comecei a consumí-la por causa de um vinagrete de feijoada que meu pai ama, de gotinha em gotinha, e hoje perdi o medo — amo comida mexicana principalmente pelo ardido do chilli.
A geleia de pimenta eu me convenci a comer muito mais pelo açúcar do que pela ardência mas foi paixão à primeira saboreada (existe isso? haha). O que mais me agrada nela é sua versatilidade: vai bem desde servida apenas com torradinhas até para glacear carnes assadas. E o melhor: é super fácil de fazer!
Geleia de pimenta caseira
3 pimentas dedo de moça grandes
1 maçã pequena ralada
1/2 xícara de limão espremido
1/2 xícara de água
1 xícara de açúcar
Rale a maçã descascada e corte as pimentas (eu deixo as sementes de apenas uma para que fique picante mas não muito,porém você pode deixar mais ou menos, de acordo com sua preferência).
Dica importante: se você não tiver uma luva, proteja sua mão com um saquinho plástico limpo. Durante o manuseio, os óleos e essências da pimenta são absorvidos pela pele e, mesmo depois de lavá-la bem, coçar os olhos pode virar um tormento. Lembre-se disso!
Em uma panela, leve ao fogo baixo a maçã, as pimentas, o caldo de limão, a água e o açúcar, sem mexer. Quando começar a formar uma calda, retire do fogo e bata em um liquidificador ou processador de alimentos, deixando os pedacinhos de pimenta maiores ou menores, como preferir.
Depois disso, retorne a geleia à panela e deixe engrossar até o ponto de calda grossa (tipo aquelas de sorvete) — lembre-se de que ela engrossa um pouco mais quando esfria. Retire do fogo, coloque em potes esterilizados e conserve na geladeira por até duas semanas.
Esta quantidade rende mais ou menos 250g. de geleia de pimenta.
Giulia Ciavatta
16 de agosto de 2014 em 14:37
Adorei! Muito fácil mesmo! E sobre experimentar quiabo… humm, não tenha medo! Um quiabo bem feito é muuuuito gostoso! Eu amo!
Luciana C.
16 de agosto de 2014 em 17:40
Giulia, meu único receito em provar quiabo é dar o azar de comer justo um não muito bom e não curtir. Mas estou trabalhando nisso. 😉
Cristiane
19 de agosto de 2014 em 14:44
Olá!
Acabei de fazer a geléia e ficou uma delicia, de comer de colher rs. Antes de processar, percebi que não estava muito ardida, dai coloquei mais sementes e ficou bem picante. Para quebrar um pouco o picante, introduzi mais 1 maçã ralada, um pouco mais de suco de limão e açúcar. Deu certo, mas tentem seguir a receita que não tem erro.
Luciana C.
19 de agosto de 2014 em 19:17
Sou suspeita, mas amo essa geleia, Cristiane. Fica ótima com tudo! Experimenta pincelar sobre um filézinho de frango grelhado pra vc ver. 😉
beijo
Pingback
29 de agosto de 2014 em 11:12
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/08/29/waffles-doces-e-salgados-super-praticos-no-liquidificador/
Pingback
23 de outubro de 2014 em 16:50
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/10/23/dadinhos-de-tapioca-com-queijo-coalho/
Pingback
8 de novembro de 2014 em 8:59
http://www.cozinhandopara2ou1.com/2014/10/30/queijo-cremoso-com-geleia-de-pimenta/
Cris
17 de março de 2016 em 0:48
Estou fazendo a geléia, espero q fique boa…
Jorge Oliveira
25 de março de 2017 em 0:49
Experimentei essa geleia de pimenta dedo de moça e gostei muito. Vou fazer a receita para ver como fica 😉
Luciana Carpinelli
25 de março de 2017 em 1:01
Jorge, faça sim que fica uma delícia! 🙂
katiane griebeler
14 de fevereiro de 2018 em 20:54
existe outra pimenta que eu posso usar para fazer a geleia?
Luciana Carpinelli
14 de fevereiro de 2018 em 22:44
Katiane, não conheço nenhuma variação desta receita. Acho que você poderia testar com outra pimenta, acredito que daria certo.
Abraço e volte sempre! 🙂
ciro natan
20 de abril de 2018 em 20:33
se não tiver pimenta dedo de moça pode usar malagueta ou outro tipo de pimenta?
Luciana Carpinelli
21 de abril de 2018 em 9:44
Ciro, nunca tentei e nem experimentei geleias com outras pimentas, mas imagino que dê para fazer a substituição.
Abraço.