Abobrinha recheada com ricota defumada
É totalmente possível não gostar de algum alimento. Mas muito mais provável é que existam preparações mais ou menos preferidas com alguns alimentos. A minha história com a abobrinha é mais ou menos assim: eu odiava, não suportava nem ouvir o seu nome. Isso porque eu só conhecia a abobrinha refogada e não via graça nenhuma nela.
Confesso que demorou bastante, mas finalmente resolvi experimentá-la de outras formas, com outros temperos, e acabei descobrindo que, no fundo, eu não gosto de abobrinha refogada, mas adoro ela em outros pratos. E um exemplo disso é ela assim, a abobrinha recheada com uma misturinha super temperada. Excelente dica para uma deliciosa #SegundaSemCarne.
Abobrinha recheada com ricota defumada
1 abobrinha grande ou 2 menores (quanto mais grossa, melhor)
150g. de ricota defumada ralada (pode ser fresca)
3 colheres de sopa de requeijão (eu uso o caseiro, clique AQUI para ver a receita completa)
1 colher de sopa de ervas frescas picadinhas
1 dente de alho picadinho
3/4 xícara de molho de tomate
Sal e pimenta do reino a vontade
Em uma tigela, misture bem a ricota (reserve um punhado para colocar por cima) com o requeijão, as ervas e o alho até obter um creme homogêneo. Tempere com sal e pimenta do reino.
Dica: eu gosto muito da ricota defumada pois o sabor é realmente diferente e dá um toque todo especial às preparações — que geralmente ficam meio sem graça quando usamos a ricota fresca. Neste caso, eu usei a ricota defumada com pimenta, com sabor ainda mais especial.
Lave bem a abobrinha, corte-a em pedaços iguais e, com cortadores ou uma faca, retire o centro dos pedaços, reservando-os. Corte os “recheios” retirados em cubinhos e integre-os ao creme de ricota.
Cubra o fundo de um refratário com 1/3 do molho de tomate. Pegue cada pedaço de abobrinha, recheie com o creme de ricota e coloque no refratário. Distribua o restante do molho por cima da abobrinha recheada e salpique um pouquinho de ricota.
Leve ao forno preaquecido em 220ºC por mais ou menos 20 minutos. Retire e sirva em seguida, ainda bem quentinho.
Esta quantidade serve bem duas pessoas como acompanhamento. Sugiro servir com uma bela salada e um arrozinho integral (ou 7 grãos) para se misturar com o molho.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.