Palitos de polenta e ricota no forno ou na air fryer
Já declarei algumas vezes o meu amor a essa maravilha que é a polenta. Por mais simples que possa ser, esta preparação sempre me agrada: adoro o sabor, a textura e principalmente o cheirinho que ela espalha pela cozinha — é principalmente por isso que amo fazê-la, a casa fica com um cheiro de casa de vó irresistível.
Já publiquei algumas boas receitas de polenta por aqui, mas como adoro, sempre procuro variações interessantes. Esta eu vi no blog Technicolor Kitchen e não resisti: apesar de ser preparada no forno, ela fica com uma casquinha crocante deliciosa e bem macia por dentro. E, apesar do sabor discreto, a ricota dá um toque interessante aos palitinhos.
Seja para servir como porção ao lado da cerveja geladinha ou como acompanhamento de uma saladona colorida, é uma ótima pedida!
Palitos de polenta e ricota no forno ou na air fryer
1 xícara de caldo de legumes (caseiro ou o preparado com cubinhos prontos)
1/2 xícara de polenta instantânea
50g. de queijo parmesão ralado fino
1 colher de sopa de manteiga
100g. de ricota fresca
Óleo vegetal para pincelar
Sal e pimenta do reino a vontade
Em uma panela alta, aqueça o caldo até começar a ferver. Aos poucos, vá despejando a polenta enquanto mexe para não empelotar. Cozinhe por uns 5 minutos, sempre mexendo.
Retire do fogo e junte o parmesão e a manteiga, tempere com sal e pimenta e misture até incorporar homogeneamente.
Deixe esfriar por 5 minutos e incorpore também a ricota. Em seguida, cubra com a polenta o fundo de uma assadeira quadrada de 20cm. e alise a superfície.
Deixe na geladeira por mais ou menos 1 hora para firmar. Depois disso, corte os palitos da polenta e disponha-os em uma assadeira grande forrada com papel alumínio untado com um pouquinho de óleo, deixando espaço entre eles.
Leve ao forno preaquecido em 200°C por 40 minutos ou até que fiquem dourados. Na metade do tempo, vire-os para que assem por igual.
Dica: se preferir, frite os palitinhos em óleo quente ou prepare na air fryer. Preaqueça em 200°C por 5 minutos e depois arrume os palitos na gaveta, ligando-a por 20 minutos em 180°C. Vire-os e retorne por mais 15 minutos ou até que estejam crocantes.
Esta quantidade serve duas pessoas.
Karine
23 de agosto de 2018 em 2:13
Acho que essa proporção de caldo e polenta não deve estar certa, ficou seco demais, tive que ir acrescentando mais água… Ainda não levei ao forno, espero que dê certo.
Luciana Carpinelli
23 de agosto de 2018 em 2:29
Karine, as quantidades são exatamente as que usei para fazer o prato da foto, portanto está correta.
A polenta precisa ficar firme para conseguir formar os palitos e para que eles fiquem crocantes. Se a polenta estiver muito mole, não vai firmar.
Abraço