Abobrinhas recheadas e um molho especial de tomates no Você Bonita
Mais uma vez estive no programa Você Bonita, da TV Gazeta, mas desta vez foi diferente: atendi a um pedido da Carol Minhoto, que queria experimentar a receita de Abobrinha recheada com ricota defumada. Como eu sei que ela é superfã de tomates, complementei o pedido com um molho super especial e delicioso — na verdade, o meu preferido.
Aproveitando a oportunidade, este prato, que é super leve e saudável, tem poucas calorias e baixo índice glicêmico. A abobrinha contribui com grandes quantidades de cálcio, magnésio, potássio, vitamina C e ainda um pouco de proteínas e fibras. Combinados com a alta concentração de proteína da ricota, é uma receita bastante equilibrada.
1 abobrinha grande ou 2 menores (quanto mais grossa, melhor)
150g. de ricota defumada ralada (pode ser fresca)
3 colheres de sopa de requeijão (light ou zero)
1 colher de sopa de ervas frescas picadinhas
1 dente de alho picadinho
3/4 xícara de molho de tomate
Sal e pimenta do reino a vontade
Em uma tigela, misture bem a ricota (reserve um punhado para colocar por cima) com o requeijão, as ervas e o alho até obter um creme homogêneo. Tempere com sal e pimenta do reino.
Dica: eu gosto muito da ricota defumada pois o sabor é realmente diferente e dá um toque todo especial às preparações — que geralmente ficam meio sem graça quando usamos a ricota fresca. Neste caso, eu usei a ricota defumada com pimenta, com sabor ainda mais especial.
Lave bem a abobrinha, corte-a em pedaços iguais e, com cortadores ou uma faca, retire o centro dos pedaços, reservando-os. Corte os “recheios” retirados em cubinhos e integre-os ao creme de ricota.
Cubra o fundo de um refratário com 1/3 do molho de tomate. Pegue cada pedaço de abobrinha, recheie com o creme de ricota e coloque no refratário. Distribua o restante do molho por cima e salpique um pouquinho de ricota.
Leve ao forno preaquecido em 220ºC por mais ou menos 20 minutos. Retire e sirva em seguida, ainda bem quentinho.
Esta quantidade serve bem duas pessoas como acompanhamento. Sugiro servir com uma bela salada e um arrozinho integral (ou 7 grãos) para se misturar com o molho.
Molho especial de tomates assados
E o diferencial deste molho pedaçudo e super rico em sabores é que os ingredientes são assados todos juntos. O simples fato de ficar alguns minutos no forno, eleva o molho a um outro nível, deixando-o especial, com os açúcares caramelizados e um toque meio tostadinho. Depois de provar esta delícia, suas macarronadas não serão mais as mesmas — para o bem ou para o mal.
Para acessar a receita completa do Molho especial de tomates com todos os detalhes, CLIQUE AQUI.
Aline
28 de agosto de 2014 em 14:28
Lu, como a gente confirma a inscrição na palestra? Meu e-mail ainda não veio. Me ajuda, não quero perder !!! 🙂
Karla
28 de agosto de 2014 em 14:52
Luciana, gostaria de participar da palestra mas acho que a minha inscrição não foi pelo site. Meu e-mail karlafidal@gmail.com Obrigada.
Ana Veloso
28 de agosto de 2014 em 15:41
Oi, fiz a inscrição no site de acordo com as instruções mais ainda não recebi confirmação. Poderia, por favor, informar se está confirmada?
Muito obrigada e sucesso,
Juliana
28 de agosto de 2014 em 16:56
Oi Lu, tudo bem? Vi na Carol Minhoto sobre a palestra e gostaria muito de participar, pode me informar o dia por favor?
Enviei o meu e-mail pelo site mas parece que não veio a confirmação. Como faço, mando de novo?
Beijo e obrigada (:
Lia Bellotti
28 de agosto de 2014 em 17:50
Olá, Aline, Karla e Ana! Vou ver agora o que pode ter acontecido! Era para ter chegado! Você podem me informar o e-mail de vocês, por favor? Só consigo ver o e-mail da Karla!
Obrigada por avisarem!! Já vou resolver isso! Bjos!!
Lia Bellotti
28 de agosto de 2014 em 17:51
Oi Juliana!! Obrigada por avisar! Pode me passar seu e-mail, por favor para eu te ajudar? Obrigada, Lia (Instituto Gourmet)