Berinjela assada au poivre
Quando vi essa receita, logo percebi que seria diferente de tudo que eu já tinha provado com berinjela. E era exatamente isso que eu vinha procurando, receitas inovadoras com o legume. Adorei a ideia de assá-la pela metade, mas o que realmente me surpreendeu foi o molho.
A receita do Chucrute com Salsicha é uma adaptação do prato francês Filet au poivre, que leva carne e um molho feito a base de pimenta e é simplesmente delicioso. Não sobrou nenhuma gotinha na frigideira pra contar história! Outro destaque é o limão caramelizado que, além de decorar lindamente, dá um sabor especial.
Adaptei a receita para 1 pessoa e também escolhi servir com uma couve manteiga refogada no azeite.
Berinjela assada au poivre
2 berinjelas médias (se possível orgânicas)
1 limão taiti ou siciliano cortado ao meio
1 cebola picada
1 dente de alho picado
meio cubo de caldo de legumes
meio copo de água quente
3 colheres de sopa de pimenta do reino moída na hora
1 dose de conhaque, bourbon ou whisky
sal e azeite a vontade
Corte a berinjela ao meio e tempere com sal e pimenta a gosto e frite os dois lados numa frigideira com um pouco de azeite (2 minutos de cada lado é o ideal). Transfira para um refratário ou forma com o lado cortado para baixo e asse por 20 minutos em forno médio.
Na mesma frigideira, coloque mais azeite, deixe esquentar e coloque os limões para caramelizar (mais ou menos 4 minutos). Retire os limões e doure a cebola e o alho, vá adicionando azeite quando for necessário. Quando estiverem macios, retire a panela do fogo e acrescente a bebida alcoólica. Muito cuidado ao levar novamente ao fogo!
Deixe o líquido reduzir pela metade e acrescente o caldo de legumes e a água quente mexendo até dissolver. Deixe ferver por mais 2 minutos e desligue o fogo. Acerte o sal e sirva por cima da berinjela. Se quiser pode salpicar cebolinha picada e gergelim tostado por cima
Esta quantidade serve 2 pessoas.
Pingback
1 de novembro de 2014 em 13:57
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/10/31/top-10-as-receitas-mais-acessadas-de-outubro2014/