Torre de ratatouille com queijo
A ratatouille (fala-se “ratatúi”) é um dos pratos franceses mais conhecidos e reproduzidos do mundo e ficou ainda mais famosa depois do filme do ratinho. Apesar do nome chique, é simples e bem barata: são legumes assados com azeite e ervas. Pode ser servida como entrada (quente ou fria), acompanhamento de carnes ou até mesmo o prato principal.
1/2 beringela grande
1/2 abobrinha grande
1 tomate
1 cebola
4 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho espremido
2 colheres de sobremesa de ervas finas (ou de Provence, para ficar mais tradicional)
1 colher de sopa de limão espremido (opcional)
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade
Bata com um garfo ou batedor o azeite, o alho, as ervas, o limão, o sal e a pimenta do reino. Reserve.
Corte os legumes em rodelas — o ideal é escolher todos mais ou menos com o mesmo diâmetro. Eu fiz de forma mais rústica, com fatias de mais ou menos 1 cm., pois queria que ficassem empilhados e fossem suficientes sem precisar repetir as camadas, mas podem ser mais fininhas.
Espalhe um fio de azeite no fundo de uma assadeira ou refratário e arrume as camadas de legumes. Entre elas, espalhe uma quantidade boa do tempero preparado. (Esta receita deve dar para 4 porções como a da foto.) Leve ao forno pré-aquecido em 200°C por mais ou menos 30 minutos ou até os vegetais ficarem macios.
A receita original não tem queijo, mas como adoro, sempre dou um jeitinho de usá-lo. Caso queira, retire os legumes do forno, cubra cada “torre” com 1 colher de sopa de queijo ralado e retorne ao forno para derreter.
Você pode servir em seguida, acompanhando uma carne, com arroz (ou 7 cereais, como eu) e salada, em um sanduíche ou então fria, como antepasto, com torradas ou pão. Duas torres servem muito bem cada pessoa, mesmo sem muitos acompanhamentos.
janaina
1 de julho de 2016 em 18:57
Amei suas receitas vou fazer uma no sábado dia do aniversário do meu amor! 02/07/2016. Vou preparar uma jantar romântico para ele.
Luciana Carpinelli
1 de julho de 2016 em 21:08
Oi, Janaina.
Espero que ele adore 🙂
Beijo e volte sempre!