Bolo de cenoura com calda de chocolate
Eu sou doceira no nível de nem precisar pensar duas vezes para trocar o prato principal pela sobremesa. Apesar disso, procuro não fazer doces em casa para evitar a tentação de comer tudo sozinha. Mas outro dia fui tomar o café da tarde com minha bisavó e postei no Instagram (já segue @cozinhandopara2ou1 lá? 😉 ) uma foto deste bolo de cenoura.
Algumas pessoas me pediram a receita. Demorei um pouco para consegui-la e depois para prepará-la e fotografar um pedaço para colocar aqui. Porém, aproveito a oportunidade para sugerir que este bolo faça parte das delícias de Páscoa na sua família. Tem a cenoura dos coelhinhos, tem o astro da temporada que é o chocolate, é uma loucura de bom e não fica aquela coisa doce demais. Seja para o café da manhã ou para um lanchinho durante o dia, aqui está a dica. Receita de vó não tem erro… de bisavó, então, nem se fala! <3
Bolo de cenoura com calda de chocolate
2 cenouras pequenas limpas e picadas ou raladas
1/2 xícara de óleo vegetal
2 ovos
3/4 de xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento químico em pó
Para a calda de chocolate:
3 colheres de sopa achocolatado em pó
3 colheres de sopa de leite de vaca
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
No liquidificador, bata as cenouras com o óleo e os ovos até obter um creme bem homogêneo e sem pedacinhos. Acrescente o açúcar e a farinha de trigo peneirados e bata mais uma vez até obter uma massa quase líquida. Por fim, adicione o fermento e dê uma última batida rápida.
Despeje a massa em uma assadeira pequena (27cm. x 18 cm.) untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 25 minutos ou até que um palitinho espetado no meio do bolo saia limpo.
Retire a assadeira do forno e prepare a calda. Junte todos os ingredientes em uma panelinha e deixe ferver em fogo baixo até encorpar um pouco, mexendo de vez em quando (mais ou menos 5 minutos). Despeje sobre o bolo ainda quente para que ela seja absorvida.
Esta receita rende entre 6 e 8 porções, mas o bolo pode ser congelado. Para isso, corte os pedaços ainda sem a cobertura e embrulhe-os bem com papel alumínio antes de levar ao congelador. Antes de comer, leve-o direto do congelador ao forno em 180ºC até descongelar ou aqueça-o em um grill.
Sirva com a calda por cima.
Sabrina Orlov
28 de outubro de 2015 em 17:05
Acabei de fazer o bolo de cenoura, sensacional! Ficou uma delícia mesmo. Fiz meia receita e deu 5 bolinhos individuais. Vou testar congelar 2 pra ver como fica depois.
Luciana Carpinelli
31 de outubro de 2015 em 17:31
Sá, você fez, na verdade, 1/4 da receita 🙂
Que bom saber que deu certo e gostou. Pode congelar que fica ótimo depois!
beijo
Danielle malfacini
4 de maio de 2016 em 2:29
como posso fazer meia receita? obrigada.
Luciana Carpinelli
4 de maio de 2016 em 23:10
Oi, Danielle.
Para fazer meia receita é só dividir as quantidades dos ingredientes pela metade 🙂
Beijo e volte sempre!
Marcia
29 de junho de 2016 em 23:47
Bolo excelente e o melhor, a receita é de um bolo pequenino, o que para mim é perfeito! Parabéns!
Luciana Carpinelli
30 de junho de 2016 em 1:38
Receita de bisa não tem erro, né?
Obrigada pelo comentário e volte sempre 🙂